Franklin prevê que rede de TV pública irá ao ar em dezembro

O governo deve enviar ao Congresso em agosto a sua proposta de rede de TV pública, visando colocá-la em operação ainda este ano. O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) disse nesta quinta-feira (24), que ainda não sabe se a proposta será encaminh

“A primeira reação do Congresso tem sido muito positiva. Há pessoas na oposição que criticam, é um direito que têm. Talvez critiquem porque, como oposição, acham que têm que criticar qualquer iniciativa do governo, talvez critiquem porque têm uma filosofia contrária à TV pública, acham que só deve ter TV comercial, mas acho que o debate político poderá ajudar a resolver isso”, afirmou Franklin em entrevista à Agência Brasil. 



O debate faz pensar



O ministro acredita que várias dúvidas em torno do projeto já foram resolvidas com a própria discussão feita com a sociedade civil. “Quando começou a se falar em TV pública, estávamos discutindo se ia ser TV do Lula ou não. Hoje em dia, ninguém mais fala nisso, o debate já resolveu isso. O debate políltico, diferente do que muitas pessoas pensam, faz as pessoas pensarem, refletirem, avançarem, mudarem de posição, posições que só revelam preconceito vão se debilitando. Não tenho dúvida de que a TV pública será vitoriosa nesse debate e será implantada no Brasil com o apoio do Congresso Nacional”, previu.



Segundo Franklin Martins, nos próximos dias o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir os ministros envolvidos no projeto para “bater o martelo” em torno do modelo de gestão e de financiamento que será adotado pela nova rede. Depois disso, terá inicío uma fase mais prática, de como será o financiamento e a parceria do governo federal com as redes estaduais.



A expectativa é de que a nova rede de TV pública comece a operar em 2 de dezembro. Nesta data terá início também o sistema de televisão digital no Brasil.