Caixa terá serviço bancário via TV digital

A CEF (Caixa Econômica Federal) vai oferecer serviços bancários pela TV digital já a partir do ano que vem. Inicialmente, por exemplo, será possível consultar movimentações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pelo controle remoto do televisor. Num f

A Caixa trabalha com um cenário em que a TV digital funcionará como a internet. Isso é perfeitamente possível, mas depende de uma série de fatores, principalmente da oferta de “set-top boxes” (caixas decodificadoras que o telespectador terá de comprar) que operem como verdadeiros microcomputadores e de o usuário possuir uma linha de retorno (como conexão de banda larga).



Por isso, na semana passada o banco estatal fez um seminário em Brasília com representantes da indústria de eletroeletrônicos, de softwares, das TVs e com pesquisadores. E encomendou a eles soluções.



Apesar do alto custo inicial da TV digital, a CEF vê nela um instrumento de inclusão bancária. Quer usar a TV até para se comunicar com beneficiários do Bolsa Família. “Pelo perfil da Caixa, é dever dela oferecer serviços pela TV digital. A TV está presente em 98% dos lares, faz parte da intimidade do brasileiro”, diz Clarice Coppetti, vice-presidente de tecnologia da informação do banco.