Duas mil pessoas comemoraram neste domingo o Dia do Trabalhador em Caxias do Sul

A Festa do Trabalhador reuniu cerca de duas mil pessoas na tarde deste domingo nos pavilhões da Festa da Uva. O evento festivo teve como objetivo principal integrar os trabalhadores e reafirmar a importância do Dia do Trabalhador no cenário C

A primeira banda a se apresentar foi D’esquema Novo, grupo de pagode Caxiense que vem se destacando no cenário local. Depois foi a vez da banda Sul Mania e a tarde encerrou como show mais aguardado pelo público, o grupo Os Galponeiros.

 

Entre uma apresentação artística e outra, as lideranças sindicais enalteceram a importância desta data para a luta dos trabalhadores. O Presidente da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor, enfatizou a importância de resgatar a luta do dia primeiro de maio. “Neste ano completa-se 120 anos do acontecimento que originou a data, naquela época, eles lutavam pelas mesmas bandeiras que lutamos hoje. A realidade deles é a nossa hoje. Continuamos na mesma luta”, disse Vidor.

 

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, o evento marca um novo momento de luta e de comemoração na região. “Pretendemos fazer deste dia uma marco para que principalmente a juventude possa compreender a importância do 1º de Maio, possibilitando a eles uma reflexão sobre as questões trabalhistas” disse Melo.

 

Para a presidente do Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul, Ivanir Andreis, a iniciativa dos Sindicatos em organizarem este evento foi positiva. Segundo ela, a festa proporcionou uma integração das categorias de trabalhadores. “Os trabalhadores saem daqui levando a mensagem dos Sindicatos sobre a importância da luta. Só se consegue a vitória com a luta e só se consegue a luta com a participação dos trabalhadores”, ressaltou Andreis, assim como o presidente do Sindicato Asseio e Conservação, Henrique Silva, “Esta é uma data marcante para todos. Devemos fazer deste momento festivo um momento de integração e mobilização”.

 

A promoção do evento foi dos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, Comerciários, Asseio e Conservação, Sintrathur, Seeacom e Saúde. A festa contou ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Polícia Militar. 

 

 

10º Encontro Nacional dos Trabalhadores Hoteleiros do Brasil

 

 

Caxias do Sul sediou neste final de semana o 10º Encontro Nacional dos Trabalhadores Hoteleiros do país. O encontro teve como finalidade traçar parâmetros de luta e mobilização da categoria e reuniu trabalhadores de todos os estados brasileiros.  Segundo o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Jadir Rafael da Silva, estava previsto para segunda-feira, 1º de maio, uma passeata pelas principais ruas da cidade em comemoração ao Dia do Trabalhador, porém foi deliberado uma troca da passeata pela participação e apoio a Festa do Trabalhador promovida pelos Sindicatos da Cidade.  

De Caxias do Sul
Adriene Antunes