A incrível internet que cresceu, mas encolheu

Duas notícias divulgadas nesta semana revelam fenômenos contraditórios na internet. A boa nova, na linha da democratização da mídia, é que o número de websites dobrou na nos últimos dois anos. Em contrapartida, os grandes sites – como o Google, a

Neste mês de maio, segundo pesquisa realizada pela companhia de serviços de internet Netcraft, os sites já são 118 milhões – muito além dos 60 milhões de fevereiro de 2005. Depois de um período de estagnação no último trimestre daquele ano, o crescimento da rede parece ter sido retomado com fôlego.


 


Apenas em 2007, cerca de 12,8 milhões de sites já foram adicionados ao ciberespaço. Só entre abril e maio, houve 4,4 milhões de páginas novas. Cerca de um a cada quatro novos sites é de blog, sobretudo em grandes servidores – como Blogger e MSN.


 


Os números oficiais


 


Se levarmos em conta os endereços devidamente registrados, o número de sites aumentou 75%, de 2001 a 2006 – passando de 2,9 milhões para 5,1 milhões. Mas o escritor de tecnologia Nicholas Carr, em artigo para o jornal The Guardian, lamenta que a explosão de sites não tenha mudado, proporcionalmente, a tendência ao oligopólio (concentração de poder nas mãos de poucas empresas).


 


“Procure no Google.com sobre evolução ou Iraque ou aids ou Gordon Brown, e o mesmo site aparecerá no alto da lista de resultado: Wikipédia“, escreve Carr. “Mude sua busca para John Keats ou Muhammad Ali ou cristandade ou ornitorrinco ou solidão, e a mesma coisa acontece. Oceano Pacífico? Wikipédia. Catarina de Médici? Wikipédia. Cérebro humano? Wikipédia.”


 


No fim de 2001, os dez sites mais visitados respondiam por 31% de todas as páginas vistas da internet. No ano passado, a participação subiu para 40%. Carr aponta o Google como um exemplo do encolhimento da internet e também como uma das causas. O mecanismo de buscas põe nos primeiros lugares de seus resultados os sites mais populares e, dessa forma, transforma a web num “gigantesco ciclo de retroalimentação”.


 


Blogs


 


O porta-voz da Netcraft, Paul Mutton, disse que os blogs são o fator que mais aparece quando se observam os números de crescimento da internet. “As pessoas se sentem mais poderosas ao criar sites e postar notícias, postar suas impressões sobre o mundo na internet”, afirmou.


 


Baseados nos números da Netcraft, analistas independentes já estimam o número de webpages – cada website pode conter centenas ou milhares de webpages – em mais de 30 bilhões. O ritmo de crescimento da rede mundial neste ano está seguindo o passo de 2006, quando “nasceram” 30 milhões de sites.


 


Parte se refere a domínios registrados por pessoas que planejam vendê-los mais tarde. Alguns, encalhados, acabam desaparecendo. “Há muito sobe-e-desce nos números da internet”, aponta Paul Mutton. “Mas, à medida que o registro de domínios se torna mais barato – e o acesso à tecnologia, mais fácil -, é razoável pensar que o número de sites continuará crescendo.”