Dirceu estranha silêncio da mídia sobre ação de Serra

O governador de São Paulo, José Serra, quer derrubar a lei que proíbe a instalação, a utilização e a locação de máquinas caça-níqueis, videobingo e videopôquer em bares e restaurantes do estado. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada no Supremo

O ex-ministro José Dirceu publicou em seu blog nesta terça-feira (15) uma nota na qual diz estranhar o silêncio da mídia paulista sobre a iniciativa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei que, a partir de janeiro deste ano, proibiu a instalação, utilização e locação de máquinas caça-níqueis, videobingo e videopôquer em bares e restaurantes do Estado.


 


Na nota postada em seu blog, Dirceu esclarece que “Embora o STF vá expedir uma Súmula Vinculante proibindo os estados de legislar sobre bingos e loterias, a lei aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo não é inconstitucional, pois está aplicando e cumprindo o que determina a legislação federal sobre o assunto. A lei não está permitindo o jogo, que foi o que São Paulo fez durante os 12 anos de tucanato, que transformou o Estado no paraíso dos bingos e caça-níqueis. Se estivesse permitindo o jogo, aí sim seria inconstitucional.”


 


“Independente dos argumentos jurídicos, é inacreditável que o governador Serra tenha tomado a iniciativa de ir contra uma lei que combate os bingos e os caça-níqueis. Não custa lembrar que, em 2004, o PSDB e o PFL derrubaram no Senado Federal a MP dos Bingos, enviada pelo presidente Lula, que proibia os bingos e os caça-níqueis em todo o país. Nem que a CPI dos Bingos, que ficou conhecida como CPI do Fim do Mundo, por investigar tudo que pudesse constranger o governo, menos os bingos, teve como única conclusão uma proposta de legalização dos bingos”, completa Dirceu.


 


Reforçando a constatação de que a imprensa paulista protege o governador José Serra, o ex-ministro salienta que “nem uma linha” sobre o assunto foi publicada na Folha, nem no Estadão — os dois principais jornais de São Paulo. “Só quem divulgou a notícia, ontem à tarde, foi o site Última Instância”, diz.


 


Porém, a notícia sobre a ação dos tucanos a favor da máfia dos jogos não é nova. O Vermelho publicou matéria sobre este assunto no último dia 19 de abril. Clique no link ao lado para ler a matéria: Por que os tucanos de SP protegem a máfia dos jogos?