Ações governamentais minimizam impactos das chuvas em Aracaju

Desde o início da madrugada do sábado, a capital sergipana está recebendo fortes chuvas. Muitas ruas estão intransitáveis e já é possível observar os estragos ocasionados. Além do andamento anormal do trânsito, as chuvas tr

Desde o início da madrugada do sábado, a capital sergipana está recebendo fortes chuvas. Muitas ruas estão intransitáveis e já é possível observar os estragos ocasionados. Além do andamento anormal do trânsito, as chuvas trazem outros prejuízos e riscos. No ano passado, nesta mesma época, foram registrados pelo Corpo de Bombeiros 15 desabamentos e oito alagamentos em todo o Estado, mas neste ano somente foram registrados três ocorrências de desabamento e um alagamento.

A ação da Prefeitura de Aracaju-PMA foi determinante para esta redução. No próprio sábado, o prefeito Edvaldo Nogueira, foi inspecionar o bairro Santa Maria, que é o bairro mais prejudicado após as chuvas. O prefeito percorreu as ruas da comunidade verificando os estragos causados pelas águas e determinou a urgente recuperação do que foi danificado. Além disso, enviou uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para fazer um diagnóstico das condições das famílias que moram próximas aos locais de risco e também uma avaliação da necessidade ou não de retirá-las do local.

Assistência às famílias.

A equipe da Semasc esteve durante toda a tarde do sábado e inspecionou a situação das famílias que moram em locais onde possam haver desabamentos e inundações. Catorze famílias foram retiradas do local e estão sendo levadas para um e receberão toda a assistência da PMA. Há localidades ainda de difícil acesso, a exemplo do Loteamento Marivan. Segundo a diretora de Assistência Social, Edvaneide Souza Paes Lima, a situação apresenta cuidados, mas não se compara com as dos anos anteriores. “Qualquer chuvinha significava uma verdadeira tragédia neste bairro. Se não fossem as obras realizadas estaríamos vivendo momentos muito mais dramáticos”, desabafa.