Censura: EUA proíbem acesso de soldados a “YouTube”

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos vai proibir que soldados em missões internacionais tenham acesso a sites de entretenimento, como YouTube, MySpace e outras 11 páginas dessa categoria bastante acessadas pelos oficiais. A inform

A censura é uma manobra do governo Bush para impedir a circulação de milhares de informações contrárias às guerras imperialistas e genocidas que os Estados Unidos mantêm no mundo. Bell, no entanto, preferiu argumentos mais retóricos para justificar o bloqueio feito nas redes e computadores utilizados por oficiais dos Estados Unidos – soldados no Iraque e Afeganistão, por exemplo.


 


Segundo o comandante, o objetivo é “proteger as informações e reduzir a lentidão da rede interna. Esse tráfego de informação tem impacto em nossa rede e também na banda de internet disponível, além de representar um risco à segurança”. A “informação” consta em documento elaborado por Bell.


 


As Forças Armadas dos Estados Unidos já proíbem há muito tempo a troca de informações que, em tese, podem pôr em risco suas missões e segurança – seja de maneira eletrônica ou de qualquer outra forma. Mas essa nova política é diferente das demais pelo fato de proibir o acesso a sites utilizados pelos soldados para se comunicarem com seus parentes e amigos, trocando informações, fotos, vídeos e arquivos de áudio.


 


Na prática, é um dos mais ferrenhos instrumentos de censura americana nas últimas décadas. Os computadores e rede do Departamento de Defesa são os únicos disponíveis para a grande maioria de soldados e marinheiros em missão no Iraque e também no Afeganistão. Muitos oficiais norte-americanos no Iraque passaram a usar o site de vídeos YouTube para exibir batalhas contra insurgentes e também cenas amigáveis com a população local.


 


E as boas notícias?


 


Com o bloqueio, não será possível publicar ou ver esses vídeos utilizando a estrutura disponibilizada pelo governo. “Se as restrições têm como objetivo prevenir que os soldados recebam más notícias, também dificultarão que eles possam oferecer informações positivas sobre o campo de batalha”, ponderou Noah Shachtman, responsável por um blog de segurança nacional ligado à revista Wired.


 


Além de YouTubeMySpace, os sites de entretenimento bloqueados são estes: Metacafe, IFilm, StupidVideos, FileCabi, BlackPlanet, Hi5, Pandora, MTV, 1.fm, live365 e Photobucket.