Sem categoria

Os games como arte

O Game On, evento inaugurado nesta quinta (10), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, apresenta a história e a cultura dos videogames no mundo, além de raridades.

Para Andrea Matarazzo, secretário de Estado da Cultura de São Paulo, presente à abertura da mostra, “os videogames são uma forma de arte eletrônica e gráfica”.

Por Amanda Demetrio do G1

“Os games fizeram uma revolução nas artes gráficas e eletrônicas, além de mudar as formas de lazer. Desenhar essas histórias é sensacional”, disse o secretário, que revelou não ter nenhum jogo favorito, porém ser bastante interessado em design de games. “A secretaria da Cultura está ligada à economia criativa e à criação de games. Estamos estudando formas de fomentar essa cultura.”

André Sturm, diretor-executivo do MIS, concorda com a visão dó secretário. “O videogame é uma forma de criação artística que ainda não é muito reconhecida. A exposição é uma oportunidade de valorizar isso”, afirma.

Na Game On, o visitante conhece desde os primeiros fliperamas, como o "Pong" (primeiro fliperama feito pela Atari, em 1972), até elementos que representam as tecnologias mais avançadas na área de games, como o jogo "Child of Eden" (2011) para Kinect, acessório que permite que o corpo seja usado para controlar as ações do jogo.

“A gente queria fazer uma exposição que mostrasse o caráter vivo do museu. Descobrimos a exposição em Londres e decidimos trazer”, conta Strum. A Game On foi concebida no Reino Unido e já passou por países como Estados Unidos, Austrália, Holanda e França.

“Por todos os países em que passamos, a exposição foi popular. Cada lugar tem características específicas de games, mas há algo de universal”, segundo Patrick Moran, que viaja o mundo como consultor da Game On. “A exposição é, basicamente, a mesma em todo o mundo, mas nós fazemos algumas atualizações, como o 'Child of Eden', que foi lançado este ano”, explica o consultor. Segundo ele, o game para Kinect é um exemplo ótimo de trilha sonora e gráficos.

Patrick Moran, consultor da Game On, entre os fliperamas exibidos na exposição (Foto: Amanda Demetrio/G1)
Por dentro da Game On, o usuário encontrará peças histórias como o Space War e o Computer Space, considerados uns dos primeiros jogos eletrônicos. Além disso, estão expostos fliperamas com títulos como Pac Man e Space Invaders. “São todas máquinas originais. Uma das razões pelas quais eu viajo com a exposição é para poder consertá-las, porque elas quebram bastante”, afirma Moran.

Também está presente o Magnavox Odyssey, de 1972, considerado um dos primeiros consoles feitos para serem usados na casa do usuário –quando o videogame deixou de estar somente no fliperama, em locais públicos, e se voltou para as residências. O Brown Box, protótipo que levou ao Magnavox, também é exibido.

Além disso, é possível ver jogos feitos para crianças e o curioso Steal Batallion, que traz uma grande quantidade de botões e pretende colocar o usuário dentro de um robô. A maioria dos jogos pode ser jogado pelos visitantes.

A Game On fica no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, até 8 de janeiro de 2012. Os interessados podem visitar de terças a sextas, das 12h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Fonte: Blog do Nassif