Editor critica Octavio Frias e é demitido. Redação faz greve

A redação do Meio & Mensagem (M&M) decidiu na manhã desta terça-feira (08) iniciar uma paralisação de 24 horas em protesto pela demissão de Costabile Nicoleta, editor-chefe do veículo. Ele foi desligado pela publicação de matéria

Os três editores, seis repórteres e três estagiários do M&M só voltarão a trabalhar na quarta-feira, após uma reunião com a direção do jornal, marcada para as 9 horas. Os profissionais entregaram a Regina Augusto, diretora editorial, uma carta explicando os motivos da paralisação.


 


“Já que a demissão é irreversível nas duas pontas, tanto pelo veículo quando pelo Nicoleta, resolvemos fazer esse protesto”, diz o texto. “Em linhas gerais, a gente pede para que seja estabelecida uma relação de transparência com a redação. A gente quer garantir que esse tipo de coisa não aconteça mais. Até porque a imagem da redação também não pode ser prejudicada”, informou um dos funcionários.


 


O M&M on-line será atualizado por apenas uma funcionária, que não aderiu à paralisação por estar em período de experiência.


 


A demissão


 


Na última edição do jornal, um box lembrou as posições favoráveis de Frias à ditadura militar – que não foram poucas, nem irrelevantes. A direção do M&M, no entanto, considerou o box dispensável, alegou que o texto não deveria ter sido publicado e demitiu Nicoleta.


 


Profissionais da redação contaram que, em reunião nesta segunda-feira, Regina Augusto afirmou que a demissão do editor-chefe era irreversível. “Ela acabou ameaçando os outros jornalistas de que eles não podem tocar em determinados assuntos – falou isso claramente, limpidamente”, declarou um profissional da redação”


 


“A mídia é nosso assunto”, acrescentou. “Se você faz um pacto com seu assunto, não faz mais jornalismo.” Em fevereiro passado, Nicoleta, com cinco anos de M&M, recebeu uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à empresa.


 


Ele se disse surpreso com a demissão e não soube dizer se houve algum tipo de pressão da Folha de S.Paulo para sua demissão ou se a decisão partiu da direção do M&M. A Folha, não por acaso, é um dos anunciantes do veículo em que Nicoleta trabalhava até então.


 


Da Redação, com informações do Comunique-se


 


Leia também


 


Grande mídia perde o barão Octavio Frias, dono da Folha


 


Luis Nassif: os “vetos” de seu Frias