Markun é eleito novo presidente da TV Cultura

O jornalista Paulo Markun é o novo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura. Seu nome foi validado após votação favorável de 38 dos 41 conselheiros da fundação presentes, na manhã desta segunda-feira (07). Ele er

A eleição de Markun faz parte do processo de substituição de quadros de direção dos principais postos ligados ao governo estadual. a movimentação é realizada pelo atual governador José Serra, que busca dar novo formato de governo e marcar posição política e administrativa com o seu antecessor, Geraldo Alckmin.


 


A substituição do atual presidente Marcos Mendonça se dá através de diversas críticas, abertas e veladas, de sua administração frente a maior TV pública do país. Mendonça assumiu a Fundação padre Anchieta em um processo acirrado contra Jorge da Cunha Lima, então presidente no período Covas e início do governo Alckmin.


 


As transformações na TV Cultura foram sentidas no período de mandato Covas e aceleradas no governo Alckmin, com a abertura para captação de recursos da iniciativa privada através de comerciais (iguais as redes privadas) e alterações na grade de programação. Os críticos da gestão Mendonça consideram que a TV Cultura perdeu qualidade ao encerrar programas reconhecidos para o público infatil e juvenil e a artificialização de outros programas como a do colunista Cesar Giolbe e Sílvia Popovic.


 


O conselho curador da fundação deu posse também a cinco novos conselheiros: Eugênio Bucci, Gustavo Ioschpe, Luiz Gonzaga Belluzzo, Matinas Suzuki Jr. e Rubens Barbosa.



Markun assume a presidência da emissora no dia 14 de junho para um mandato de três anos. Na reunião, segundo informou a assessoria de imprensa da Cultura, a maioria dos conselheiros enfatizou a necessidade da consolidação da TV Pública no Brasil.


 


A TV Cultura depende do governo do Estado para o seu financiamento, mas a relação da emissora com o governo também passa por sua gestão. Nas eleições para definir a presidência da TV, votam os membros eletivos, natos, vitalícios e um representante dos funcionários. Os vitalícios e os eletivos são, basicamente, indicados direta ou indiretamente pelo governo do Estado. Os membros podem também indicar outros eletivos.


 


Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista profissional desde 1971, já foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas.


 


Diretor e apresentador do programa Roda Viva, na TV Cultura (às segundas-feiras, às 22h40), recriou na internet o Jornal de Debates e preside o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina. Ele também é autor de oito documentários e doze livros.


 


Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP, com agências.