Por falsa ameaça de morte, Mainardi prepara queixa-crime

Diogo Mainardi, o reacionário colunista da revista Veja, pretende apresentar queixa-crime contra o editor responsável pelo Hora do Povo, editado pelo MR-8. O motivo da ação é uma matéria publicada no jornal em 27 de abril, pela qual Main

Com o título “Inconformado com a perda de impunidade, Diego (sic) desrespeita a memória de Bacuri”, o jornal comenta que o colunista perdeu a primeira instância do processo que Franklin Martins move contra ele – e completa: “Sabemos o que o vil metal significa para certo tipo de pessoas. Ainda assim, ao que tudo indica, ele está pedindo para perder algo mais. Pode ficar tranqüilo. Não faltarão almas pias para fazer sua vontade”.


 


Ainda no texto, há citações em que Mainardi é chamado de “pequeno canalha” e “garoto de programa”, mas isso não incomoda o colunista. “Quanto aos insultos, eu tiro de letra: não vou processar o MR-8. Deixo esse tipo de processo para gente como Franklin Martins, Mino Carta e amigos”, provocou. “Vou apresentar uma queixa-crime contra o editor responsável da Hora do Povo. O episódio é extremamente grave.”


 


Ao jornal O Globo, Carlos Lopes, diretor de redação do jornal, negou que o texto contenha qualquer ameaça e que estabeleceria apenas a opinião da publicação. “Não só não interpreto como não considero ameaça nenhuma. Essa coisa de ameaça é um descalabro”, afirmou Lopes. “Só estamos dizendo que quem faz qualquer coisa pelo vil metal se arrisca. É a vida.”


 


Meses atrás, ao comentar um processo do repórter Paulo Henrique Amorim, Mainardi chegou a declarar ao Comunique-se que “jornalista que processa jornalista é maricas. Questões de imprensa devem ser resolvidas na imprensa, e não nos tribunais. Por isso nunca processei um colega, embora já tenha sido muito difamado”.