Vídeo mostra como funcionam as eleições em Cuba

Um vídeo de pouco mais de três minutos, produzido pelo Movimento de Solidariedade com Cuba através do sítio Cubainformación.tv, mostra como funcionam as eleições na ilha caribenha.

Com o vídeo, o Movimento tenta mostrar ao mundo aquilo que os grandes veículos de comunicação ignoram: a existência de um processo eleitoral organizado, no qual as candidaturas são postuladas por assembléia locais de moradores e em que o voto não é obrigatório.

O vídeo está em espanhol e não possui legendas. No entanto, mesmo para aqueles que não dominam o idioma, as imagens selecionadas transmitem uma boa idéia de como se organiza a população cubana: a cada dois anos e meio, todos os eleitores têm direito a se candidatar a uma vaga nas assembléias locais. A partir dessa escolha é que as assembléias elegem os representantes para o Parlamento Cubano.

A narração lembra que as eleições são abertas inclusive para os chamados "dissidentes", ao contrário do que se propaga em alguns materiais já produzidos a respeito de Cuba. No entanto, o vídeo ressalta que jamais qualquer uma dessas candidaturas obteve o mínimo de votos necessários para alcançar alguma representatividade em nível nacional.

Propaganda e controle das urnas
O vídeo mostra que nenhum cubano tem direito de fazer qualquer tipo de propaganda para receber votos. O governo permite apenas que sejam afixados nos centros eleitorais uma foto e um breve currículo daqueles que postulam o voto da população.

Durante as eleições, as urnas são "guardadas" por estudantes do ensino primário. Ao longo de todo o dia, qualquer pessoa tem o direito de acompanhar todo o processo.

Veja abaixo a íntegra do vídeo: