Vídeo mostra o dia em que a Globo teve que ouvir Brizola

Leonel Brizola teve mais de três minutos para falar o que bem quisesse em pleno Jornal Nacional. O fato aconteceu em 15 de março de 1994, uma terça-feira, e, para os mais jovens, tal façanha parece inimaginável. Depois de 13 anos, o Verme

Na ocasião, Brizola exercia pela segunda vez o mandato de governador do Rio de Janeiro. A justiça não permitiu que ele aparecesse no vídeo durante o programa, e por isso coube ao apresentador Cid Moreira a leitura do texto escrito pelo pedetista.



A façanha de Brizola, que em 1982, durante as eleições para governador já havia entrado em rota de colisão com Roberto Marinho e as Organizações Globo, foi um direito de resposta concedido pela Justiça, após veiculação no Jornal Nacional, cinco dias antes, de editorial originalmente publicado no jornal O Globo, no qual o então governador sofria fortes acusações e era tachado como “senil”.



Em pleno horário nobre, Brizola chama Roberto Marinho de “difamador”, lembra a relação da Globo com a ditadura e diz que “tudo na emissora é tendencioso e manipulado”. “Que o povo brasileiro faça seu julgamento” e “separe os que são dignos e coerentes daqueles que sempre foram servis, gananciosos e interesseiros”, finaliza.



Veja abaixo a íntegra do vídeo: