1º de Maio será lembrado com passeata-show, tema central será a redução da jornada

A Coordenação dos Movimentos Sociais, a Central Única dos Trabalhadores e outras entidades sociais promove o Dia do Trabalhador com o tema “Redução da Jornada de Trabalho” de 44 para 40 horas sema

A Central Única dos Trabalhadores, e mais cinco centrais sindicais, (CAT, CGT, CGTB, SDS e a Força Sindical), têm como tema central para este 1º de Maio, a redução da jornada de trabalho. A campanha propõe a luta pela redução da jornada de trabalho como forma de gerar 2,8 milhões de novas vagas e, assim, contribuir para a redução do desemprego no país.
A unificação e a mobilização dos trabalhadores garantiu ao longo dos anos que a jornada de trabalho se reduzisse.
Essa bandeira de luta é histórica para a classe trabalhadora em todo o mundo. No Brasil, existe uma proposta de Emenda Constitucional de número 393/01, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e do deputado federal Inácio Arruda (PC do B – CE) que pede redução de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.
Segundo Jordaci Matos, Diretor Nacional da Conan (Confederação Nacional das Associações de Moradores), “o trabalhador tem muito que comemorar, primeiramente pelo avanço do movimento sindical e social no Brasil e a perspectiva de governo como controle da inflação, e o aumento do salário mínimo que são atribuições básicas que atinge o trabalhador no país”.
Para este Dia do Trabalho, a luta continuará com manifestações em todo o mundo. Em Goiás, a expectativa é a ida de trabalhadores do interior para Goiânia numa passeata-show promovida pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), pela CUT-GO e outras entidades ligadas ao movimento social. Nesta segunda-feira, acontecerá uma passeata denominada “primavera de maio”, com a concentrarão dos trabalhadores ás 12 h na Praça Cívica, depois uma caminhada chegará a Praça do Trabalhador, onde acontecerá show com artistas convidados. Às 19 horas um ato político junto com o MST, aproximará as categorias. Em seguida um show com a banda de Rap, Terrorista da Palavra finalizará o grande evento. De acordo com a 1ª Secretária da CUT-GO, Ailma Maria, “a expectativa para este 1º de Maio é muito boa, porque alia a luta social com atividades culturais apresentando sua pauta de reivindicação”.