Livro “Leituras da Crise” faz reflexões sobre crise de 2005

A Editora Fundação Perseu Abramo está lançando o livro "Leituras da Crise – Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo". A publicação reúne entrevistas com Marilena Chaui, Leonardo Boff, J

"Os diálogos e entrevistas que compõem este livro constituem, em seu pluralismo de razões, talvez a melhor reflexão pública que se produziu sobre a crise vivida pela democracia brasileira em 2005 e os caminhos para superá-la", analisa o cientista político Juarez Guimarães, o entrevistador.

Quatro vertentes

No campo da filosofia, Marilena Chaui busca fundamentos de uma ética da política, refletindo sobre as raízes da crise do espaço público no Brasil. Wanderley Guilherme dos Santos interpreta a crise pelo aspecto da ciência política, como expressão de uma campanha de desestabilização do governo Lula, trazendo reflexões sobre o papel da mídia, o financiamento privado de campanhas eleitorais e a dinâmica do sistema partidário brasileiro.

A partir da lógica dos movimentos sociais, João Pedro Stédile analisa a crise através de um balanço do governo Lula e dos tempos longos da história brasileira. O diálogo com Leonardo Boff caminha para o campo da teologia da libertação, refletindo sobre a reconstrução das energias e perspectivas da transformação.

Fonte: Informes PT