Sem categoria

Dia Internacional dos indígenas no Brasil: Mostra, eventos e balanço da história

A mostra 'Séculos Indígenas no Brasil' traz objetos do acervo de Darcy Ribeiro e fica em cartaz até outubro no Memorial dos Povos Indígenas. Uma estrutura feita de bambu em forma de cobra vai abrigar a terceira edição da mostra “Séculos Indígenas no Brasil”, que será aberta ao público nesta terça-feira (9) no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A exposição homenageia o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta terça (9), e traz fotografias, desenhos, gravuras e objetos de arte indígena do acervo de Darcy e Berta Ribeiro.

 A visitação é gratuita, e a exposição fica em cartaz até 10 de outubro.
Os objetos da mostra apresentam aspectos do cotidiano em várias comunidades indígenas brasileiras. Também estão presentes na exposição depoimentos de Darcy Ribeiro e de líderes de comunidades indígenas. Além da mostra, está prevista a realização de eventos que vão contar com a presença de representantes de pelo menos 15 etnias.

Da colônia à República, dos massacres à retomada do crescimento
Perseguidos, massacrados, vivendo mais tragédias que alegrias, os índios quase sumiram do mapa, do Brasil. Na época do Descobrimento existiam mais de cinco milhões de índios; em 1970, eram apenas cem mil. Por isso, a festa pelos cinco séculos do Descobrimento foi marcada pelo protesto de grupos indígenas em várias regiões do país.

Há muito a fazer pelos índios, sobretudo reconhecer suas etnias – mais de duzentas espalhadas pelo Brasil -, que cultivam cerca de 180 línguas e mantêm uma riquíssima diversidade cultural. É fundamental respeitá-las para a sobrevivência dos vários grupos e controlar a presença dos brancos em áreas indígenas.

Existe, contudo, um dado muito importante e positivo: o número de índios aumentou nos últimos trinta anos. Os povos indígenas, que quase desapareceram, ganharam fôlego na luta pela sobrevivência, com a ajuda dos religiosos e das ONGs. Segundo dados do IBGE, existem cerca de 350 mil índios e, enquanto o Instituto Sócio-Ambiental (ISA) registra 280 mil. Seja qual for o número, hoje é maior do que em 1970.

O crescimento de uma população indígena é algo raríssimo no planeta. Há alguns fatores que contribuíram para esse aumento populacional: a melhoria nas condições de saúde, a vacinação das crianças e a alta taxa de natalidade com baixo índice de mortalidade. Se esse crescimento continuar, a população indígena será capaz de dobrar a cada duas décadas.

Redação com agências