Abbas pede fim de chantagem contra a palestinos

Em visita à Europa, Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, pediu à União Européia que coloque um fim à chantagem financeira que a organização vem fazendo, com os Estados Unidos, contra o

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu nesta quinta-feira, em Helsinki, que a União Européia (UE) mantenha sua ajuda financeira aos palestinos, um dia depois de convidar a comunidade internacional a realizar uma conferência internacional para resolver o conflito israelense-palestino.

"A União Européia é um doador importante para os palestinos. O povo palestino precisa de uma forma patente sua ajuda e a UE deveria mantê-la, segundo as modalidades que lhe convenham", declarou Abbas depois de se reunir com a presidente finlandesa, Tarja Halonen, cujo país tomará posse da presidência da UE em julho.

Chantagem de Estado

A Autoridade Palestina passa por uma série crise financeira desde que Estados Unidos e UE se recusaram a continuar enviando a ajuda financeira acertada por acordos internacionais.

O pretexto para a medida é a vitória do movimento islâmico Hamas nas últimas eleições legislativas de janeiro.

A UE, o principal suporte financeiro dos palestinos com 500 milhões de euros por ano (600 milhões de dólares), e os Estados Unidos, fazem pressão contra o governo palestino, democraticamente eleito, tentando impôr sua agenda política — fim da resistência à ocupação israelense e reconhecimento do Estado de Israel sem a contrapartido do Estado Palestino — por meio da chantagem financeira.

Situação explosiva

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou nesta quinta-feira, em sua sede, em Paris, que a situação social e sanitária nos territórios palestinos se deterioraram depois do início da chantagem financeira.

"A situação é explosiva no que diz respeito às condições de vida da população palestina em um contexto de fragilidade extrema e do bloqueio econômico", declarou Pierre Salignon, diretor da MSF, que acaba de realizar uma missão na Faixa de Gaza.

Israel não quer negociar

Na véspera, Abbas solicitou, em Oslo, a realização imediata de uma conferência internacional com o objetivo de negociar uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos.

"Uma conferência internacional permitiria negociações diretas com base nas resoluções internacionais das Nações Unidas e nos acordos firmados" pelas duas partes, declarou Abbas em discurso pronunciado no Instituto Nobel, em Oslo.

Israel, por sua vez, desconsiderou o convite de Abbas para essa conferência internacional assim como as negociações diretas com o Estado israelense. Segundo o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mark Regev, O pretexto para não retomar a negociação agora é a vitória do Hamas nas eleições de janeiro, uma vez que o novo governo palestino se nega a reconhecer o Estado de Israel e, segundo Regev, ignora o Mapa da Paz.