Lançado no RS incentivo à economia solidária

O Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PDLES), lançado ontem no Estado, prevê a formação de 49 agentes locais de capacitação e formação.

O projeto terá investimentos de R$ 8 milhões do Ministério do Trabalho e Emprego até fevereiro de 2007. O secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, afirmou que o PDLES é uma ação de longo prazo. 'Todos os setores que se unem para a produção de forma associativa poderão ser contemplados', destacou.

 

Singer disse que o objetivo do projeto é acelerar o padrão de vida da população brasileira e buscar que uma parcela maior deixe a linha da pobreza. 'Isso não se consegue no curto prazo, mas é um ideal', enfatizou. O projeto deverá fomentar as empresas de economia solidária já em atividade. 'Um levantamento indicou que no Brasil existem cerca de 15 mil empresas de economia solidária cadastradas. No RS, dados parciais indicam que são mais de 2 mil', adiantou o coordenador regional do PDLES, Paulo Marques.

 

Os agentes, que atuarão em mais de 30 municípios, recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 400,00. O foco das ações são jovens do meio rural, mulheres de empreendimentos econômicos solidários, trabalhadores desempregados, catadores de materiais recicláveis e comunidades quilombolas.

Fonte: C Povo NET