Encontro de grêmios prepara Congresso da UCES

No domingo (15), estudantes de Campinas/SP reuniram-se para debater políticas públicas para a juventude e iniciar os preparativos para o 27º Congresso da União Campineira dos Estudantes Secundaristas – que significará a retomada do movimento estud

O encontro reuniu 40 jovens de 15 grêmios estudantis. A ONG SOS Adolescente e um cursinho pré-vestibular também enviaram representantes. Os debates trataram de temas como educação, cultura, esportes, comunicação e movimento estudantil, sob a perspectiva dos interesses da juventude. Foi eleita uma comissão, composta pelos(as) representantes dos grêmios presentes, para organizar o 27º Congresso da UCES, agendado para acontecer em 10 de junho. A UJS teve participação acentuada no encontro, elegendo 12 dos 15 membros da comissão.


 


O diretor da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Carlos Henrique Estevam (Cacau) avalia que o encontro representou um avanço para o movimento estudantil de Campinas. ''Pretendemos realizar um congresso de massas e qualificativo, reunindo o maior número de escolas e estudantes da história da UCES'', afirma. A bandeira principal do Congresso será o retorno da Casa do Estudante, um espaço público para reunir a juventude. A Casa do Estudante tem amparo legal com base em uma lei do vereador Sérgio Benassi (PCdoB).


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.