EstudanteNet marca 120 mil visitas e bate recorde de acessos

No ano em que a UNE chega aos 70 em plena forma, o portal Estudantenet, sitio oficial da UNE e da Ubes, tem muito o quê comemorar. Desde os primeiros dias de 2007, a página contabiliza expressivo aumento no número de visitas, firmando-se como uma das prin

Depois de ultrapassar a marca dos 100 mil acessos em janeiro, o portal contabilizou em março a sua maior marca: 123.881 visitas. O resultado supera as melhores expectativas do projeto de revitalização, iniciado em julho de 2006, quando a audiência registrava distantes 49.057 acessos por mês.


 


Os números foram apurados no sistema de estatísticas “Webalizer”, que utiliza a ferramenta “Usage Statistics”. De junho do ano passado, até agora, o acesso aumentou cerca de 140%. (gráfico abaixo)


 


A diretora de Comunicação da UNE, Daniele Costa, considera as mudanças no portal e o boom na audiência uma das vitórias da gestão, que se encerra no próximo Congresso da UNE, no final de junho. “Tivemos como principal objetivo dialogar mais e melhor com a rede do movimento estudantil, e um dos caminhos foi a mudança radical no portal EstudanteNet, que deu uma nova dinâmica em toda comunicação da entidade”, avalia.


 


A vice-presidente da UNE, Louise Caroline, endossa a melhoria: “O site hoje é uma vitrine dos estudantes de todo o país, mais aberto à participação dos diretores e DCE’s, promovendo uma relação mais fluida com os diferentes atores do movimento”, afirmou.


 


Outro reconhecido sistema de controle de acessos na internet, o portal alexa.com, indica o EstudanteNet como um dos sites mais visitados do país na área dos movimentos sociais. O Alexa demonstra, através de estatísticas e gráficos, o volume de acessos do portal em comparação ao de outros sites na rede.


 


Destaques da cobertura


 


Para além das melhorias gráficas, o crescimento do portal da UNE e da Ubes é reflexo da ampliação da atuação dessas entidades nos últimos meses. Em janeiro, mês da 5ª Bienal da UNE, o portal havia recebido o maior número de visitas (103.767) desde a reformulação do seu layout.


 


As visitas continuaram após a recuperação do terreno dos estudantes na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. Nos primeiros dias de fevereiro, o portal registrou picos de acessos quando muitos internautas queriam conferir como foi a “volta para casa” das entidades.


 


Em março, outro fato ganhou grande destaque no site e impulsionou o aumento das visitas: os protestos contra a visita do presidente norte americano ao Brasil. O portal acompanhou de perto a organização do “Comando de Caça ao Bush”, os preparativos das manifestações e a grande passeata no dia 8, que levou 20 mil pessoas à Avenida Paulista.


 


O site também deu atenção especial aos protestos contra o reajuste das passagens do transporte público em todo país e à luta pelo Passe Livre. Uma repórter do EstudanteNet acompanhou de perto a “Caravana Ubes pelo Passe Livre” que visitou escolas em cinco capitais e culminou com grandes manifestações no dia 22 de março.


 


Como participar


 


Qualquer estudante pode colaborar com o EstudanteNet. Além de participar como um NetRepórter, enviando matérias e reportagens, o internauta também pode escrever artigos, críticas de cinema, sugerir pautas sobre atividades de sua entidade, programações culturais e outros temas.