BBC e Al Jazeera lançam concorrente para desbancar YouTube

Com o apoio da BBC World e da Al Jazeera English, foi lançado na última segunda-feira (16) uma nova rede de distribuição de vídeos e programas de televisão de alta qualidade na internet. Trata-se do Jalipo, cujo principal objeti

Uma diferença, no entanto, diferencia completamente o funcionamento dos dois sites: o Jalipo, ao menos por ora, oferecerá serviços pagos a seus clientes, ao contrário do YouTube, que é gratuito.



O grupo empresarial ao redor do Jalipo – cujo principal executivo é o ex-presidente da Sony, Europe, Chris Deering – afirma que os donos de conteúdo terão mais controle sobre seus materiais ao poderem determinar preço e onde eles estarão disponíveis. Isso evitaria arriscar qualquer outro acordo de distribuição dos vídeos.



“Estamos esperando criar uma maneira muito mais amigável para o usuário de comprar vídeo e isso monetiza o conteúdo online enquanto preserva os direitos”, disse o presidente-executivo Alex Taylor em coletiva à imprensa.



“Isso não é voltado para o conteúdo gerado por usuários. Se você quiser nos definir, eu diria que estamos na outra ponta do mercado em relação ao YouTube. Este site tem direitos autorais protegidos, tem veiculação restrita e gera receita a cada minuto.”



Outros diferenciais
Deering disse que o Jalipo permitirá que uma quantidade muito maior de conteúdo seja disponibilizada aos consumidores e que esse conteúdo poderá ser licenciado a outros sites. Os usuários pagarão taxas baseadas em minutos de utilização.



A Jalipo assinou acordos de conteúdo com BBC World, Al Jazeera English, o canal de notícias France 24 e Bloomberg, entre outros. A empresa planeja acertar mais acordos para exibição de eventos esportivos, concertos e filmes independentes.