FACESP inicia jornada de luta pela Reforma Urbana

A Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo inicia amanhã, ás 10h, na Praça da Sé, a sua jornada de lutas por moradia digna e reforma urbana.

As manifestações fazem parte da “Jornada Nacional pelo Desenvolvimento, Emprego e Reformas Sociais”, promovida pela Confederação Nacional das Associações de Moradores, a CONAM.


 


Segundo Veruska Ticiana, presidente da Facesp, as manifestações não tem apenas a pauta específica do movimento de moradia. “Sempre tivemos a compreensão de que o movimento vai além das questões específicas, mas que jogue papel na construção de um projeto que melhore a vida do povo”. “Os movimentos populares devem utilizar a mobilização como instrumento de pressão para conseguir vitórias tanto nas lutas particulares quanto influenciar na política geral”, conclui Veruska.


 


Na concentração, os manisfestantes participarão de atividades culturais. Estão programadas apresentações de um grupo de percussão, grafitagem, capoeira, dança afro e companhia de teatro. Depois, caminharão até a Secretaria Estadual de Habitação, onde têm audiência agendada.


 


Já foi aprovado grupo de trabalho que envolve a executiva da FACESP, representantes da CDHU e a Secretaria de Habitação. Algumas reivindicações já estão em fase adiantada de negociação, como a criação do Conselho Estadual das Cidades e do Fundo de Habitação de Interesse Social.


 


Às manifestações continuam, com os ativistas da capital protocolando ofício na prefeitura enquanto os de outras regiões voltam para a Sé, onde assistem a aula pública sobre direito à moradia e reforma urbana. Depois vão acampar em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, pois serão recebidos pela superintendência no dia seguinte.


 


A longa jornada de lutas não se esgotará amanhã. Para o mês de maio foram planejadas ocupações de prédios e terrenos e no dia 13 de junho, o movimento fará caravana para Brasília.


 


Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP