Exportação de SC para Mercosul sobe 27,9%

O Estado de Santa Catarina passou a exportar 27,9% a mais neste primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, para os países do Mercosul. Segundo Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) o Estado ating

Entre os produtos mais vendidos aos países visinhos estão os refrigeradores, congeladores e a carne suína.  No entanto, alguns produtos registraram queda na comparação com o primeiro trimestre de 2005, é o caso dos motores e geradores elétricos.

 

Os refrigeradores e congeladores continuam sendo os mais exportados por Santa Catarina ao Mercosul (US$ 15 milhões de janeiro a março), seguidos por papel cartão (US$ 10,2 milhões) e carrocerias (7,9 milhões).

 

Apesar do crescimento das exportações, aumentou o déficit comercial do Estado com os países vizinhos do Mercosul, pois as importações subiram 31,6% a mais do que os embarques. No topo da lista dos produtos que Santa Catarina mais importa do Mercosul estão as matérias-primas para a indústria plástica, garrafas, trigo e malte.

 

 

De Florianópolis
Vinícius Puhl
Com informações de Agências