Porto Franco (MA) homenageia João Carlos Haas Sobrinho

Nos dias 28, 29 e 30/05, o prefeito da cidade de Porto Franco, Deoclides Macedo, irá inaugurar o Complexo Esportivo Dr. João Carlos Hass Sobrinho. Serão três dias de atividades e homenagens ao médico gaúcho e leopoldense que neste ano, completaria 70 anos de vida.

JOÃO CARLOS HASS SOBRINHO - Divulgação

No sábado, 28/05 haverá homenagens no Ponto de Cultura que leva seu nome e no domingo, 29/05 ocorrerá à solenidade de inauguração do Complexo Esportivo Dr. João Carlos Hass Sobrinho. Na segunda-feira, 30/05 será entregue aos familiares, o título de Cidadão Portofranquino Pós-morte.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi presidente do centro acadêmico da Faculdade de Medicina, Haas chegou ao nordeste em 1967 – após fazer treinamento militar em Pequim, para onde havia sido enviado pelo PCdoB junto com mais uma dezena de militantes, após o golpe militar de 1964 – quando se instalou no sul do Maranhão, na cidade de Porto Franco, abrindo um consultório para atendimento à população pobre da cidade e a moradores de cidades vizinhas. Com ele, moraram na pequena cidade maranhense outros integrantes do PCdoB, como Maurício Grabois, o líder da futura guerrilha, seu filho André e Gilberto, seu genro, que se instalaram no local como pequenos comerciantes.

“No próximo final de semana, estarei recebendo homenagens em nome de nossa família, todas ao saudoso João Carlos, que neste ano completaria 70 anos de vida. O povo da cidade tem um carinho enorme por ele e sempre que podem, evidenciam isso em eventos e homenagens. Será mais uma vez, uma grande honra para mim, poder compartilhar de momentos especiais como esses e ver o nome do nosso irmão ser reconhecido com dignidade e respeito por onde passou”, relata Sônia Maria Hass, irmã do leopoldense João Carlos Hass.

O Comitê Estadual do PCdoB RS enviará Nelson Sales, presidente do partido em São Leopoldo para representar o partido e levar a mensagem dos comunistas gaúchos e leopoldenses aos cidadãos Portofranquinos.

Hoje, o 'Dr.Juca' dá nome a uma rua em sua cidade natal gaúcha de São Leopoldo e também ao centro cirúrgico-obstétrico do Hospital Municipal de Porto Franco, exaltado como o primeiro cirurgião da região.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Franco. Contato com a Secretaria de Cultura pode ser feito pelo telefone: (99) 35712540 (Sr. Vagner Mota).
 
Para o Vermelho,
Wagner Pehls