Em 2010, teremos mais relações virtuais que reais, diz pesquisa

Pesquisa do Gartner revela que 70% da população nas nações desenvolvidas vão interagir dez vezes mais na web que na vida real.

No ano de 2010, 70% da população nas nações desenvolvidas passará dez vezes mais tempo por dia interagindo com pessoas no mundo virtual do que no mundo físico.


 


Quem revela os dados é Charles Abrams, diretor de pesquisa do Gartner, que veio ao Brasil para a 6ª Conferência Gartner de Integração Empresarial da consultoria, ocorrida nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo.


 


De acordo com previsões da consultoria, em três anos 80% dos indivíduos conectados à internet vão participar – consciente ou inconscientemente – de algum tipo de atividade inteligente coletiva em rede.


 


No mundo empresarial, as mashups – combinações de conteúdos de diferentes fontes em uma experiência integrada – serão o modelo dominante para criar aplicações corporativas em 2010, segundo o analista.


 


Nesse ano, a maioria das organizações vai experimentar benefícios de processos baseados em comunidade e governança apropriada, ao invés da implementação de tecnologias específicas.


 


No entanto, a previsão da consultoria é que até 2008, com exceção das áreas de mídia, recrutamento e TI, os efeitos transformadores das aplicações, comunidades e tecnologias da web 2.0 serão subvalorizados.


 


Apesar desta percepção, até o final de 2007, 30% das grandes organizações já terão algum tipo de iniciativa associando negócios à web 2.0, de acordo com o Gartner.



Fonte: IDG Now