Porto Alegre aprova meia-entrada – Grande vitória da juventude!

Foi aprovada na tarde de hoje, pelo Plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Substitutivo de autoria dos vereadores comunistas Manuela D’Ávila e Raul Carrion, e do PPS, Paulo Odone, que garante a meia-entrada em atividades culturais

O Substitutivo ao Projeto original do Vereador Raul Carrion, apresentado em 2003, foi construído a partir de um amplo debate que envolveu os vereadores de diversos partidos, as entidades estudantis e empresários.

Uma das preocupações centrais, além da inclusão dos jovens impossibilitados de estudar, é que a instituição da meia-entrada amplie o acesso à cultura e à formação cidadã, por meios que vão além dos bancos escolares, como o cinema, espetáculos teatrais e musicais, eventos esportivos, etc.

O Plenário da Câmara esteve lotado durante toda a Sessão Plenária por estudantes de diversos Grêmios Estudantis, liderados pela UJS – União da Juventude Socialista. A presidenta estadual da UJS e uma das vereadoras proponentes do Substitutivo, Manuela D’Ávila avalia que “esta é uma data histórica para a juventude porto-alegrense, que teve conquistada uma bandeira de muitos anos de luta”. “Demos mais um passo na construção de políticas públicas que incluam a juventude, propiciando cada vez mais o acesso aos bens culturais. Apostar na juventude, é investir num futuro melhor”, disse.

De Porto Alegre
Sônia Corrêa