Autorização para a Guiana Francesa será expedida no Amapá 

 Conquista dos parlamentares do Legislativo amapaense foi divulgada ontem, durante coletiva

 A partir da inauguração da Ponte Binacional, o visto Visa que autoriza a entrada e permanência de forma legal de brasileiros na Guiana Francesa, será emitido em 48 horas em Macapá. Esta foi considerada uma das maiores conquistas na relação Brasil/França, marcada nos últimos anos por conflitos.

Os louros desta vitória são dos membros da Comissão de Relação Exterior da Assembleia Legislativa, comandada pelo deputado Paulo José (PR), que estiveram na semana passada reunidos com a Prefeitura guianense. Esta foi uma conquista que por anos o Itamaraty, em Brasília (DF) não conseguiu.

O que se ganha
Para o deputado Paulo José, a inauguração da Ponte Binacional vai oferecer melhor organização entre os dois países e reduzir o número de clandestinos que buscam o sono francês para trabalhar e acabam não tendo sucesso. 
“Com a conquista do Visa estes brasileiros terão a oportunidade de se legalizarem aqui e buscar o emprego lá, sem estarem sujeitos a deportação ou humilhações. A política que vamos adotar é de conscientizar os brasileiros para que só busque a Guiana Francesa se tiverem autorizados”, destacou.

Violência
Quanto aos casos de violência, Paulo José disse que houve uma redução, algo fruto da boa relação que existe entre as autoridades parlamentares amapaenses e a prefeitura guianense. Agora, qualquer brasileiro apanhado ilegalmente é levado para a polícia e encaminhado para o Oiapoque, sem qualquer dano moral ou físico.

Prisões
Hoje existem 179 brasileiros presos na Guiana Francesa, sendo 32 amapaenses. Para resolver essa situação, o presidente da Assembleia Legislativa, Moisés Souza (PSC) autorizou a contratação de dois advogados para que acompanhem os processos e agilizem a liberdade desses brasileiros que cumprem pena.

Lentidão
Quanto as relações comerciais, Paulo José acredita que a ponte binacional não pode se tornar uma espécie de “muro de Berlim”. “Os interesses desses dois países deve se tornar prioridade, mesmo porque as autoridades brasileiras ainda estão muito lentas nessa relação fronteiriça. Penso que o governo do Estado, a prefeitura de Oiapoque e o governo federal devem priorizar a fronteira uma vez que a ponte é uma realidade. 
Apesar das regras francesas serem rígidas, podemos com investimentos melhorar essa relação para que possamos vender os nossos produtos”, alertou.

BR-156
A conclusão da pavimentação da BR-156 é vista como prioridade para a corrida rumo ao comércio francês. 
“Devemos priorizar a construção dessa estrada. Hoje ela é precária e não estimula o empresário brasileiro a vender na região de fronteira e vice e versa”, disse Paulo José.

Entrave
Um dos maiores entraves considerados pelos parlamentares é a falta de investimentos do governo federal principalmente em Oiapoque, considerado o cartão de visitas nessa relação binacional. “Temos que começar a cobrar a presença do governo federal para que Oiapoque seja considerado prioridade. Se essas medidas não forem tomadas imediatamente, vamos ter prejuízos com a inauguração da ponte”, adiantou Paulo José.
Para o deputado Moisés Souza (PSC), presidente da Assembleia Legislativa, não há dúvidas de que o Amapá pode ganhar com a inauguração da ponte binacional. 
“Temos o melhor porto da região, estamos mais próximo do mercado europeu, enfim, estamos trabalhando no sentido de estruturar o Estado para que desfrute do progresso trazido pela inauguração. Digo que será um pequeno passo para o Amapá, mas um grande para o país”, concluiu.

Fonte:www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=35244