José Dirceu defende estatização da Varig

O ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse que o governo deve estatizar a Varig, recuperá-la e depois oferecê-la à iniciativa privada. “O governo deveria assumir a Varig, saneá-la e vendê-la”, disse ele.

Para Dirceu, o governo não prejudicou a empresa, que ele afirma ser subsidiada. "O governo ajudou a Varig como nunca ao permitir a recuperação judicial", afirmou o deputado cassado, em referência a nova Lei de Falências aprovada no governo Lula.  As declarações foram feitas em palestra promovida pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela rede Universidade Nômade.
Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a crise da Varig, o diretor geral da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi, disse que uma das condições fundamentais para recuperar a empresa aérea é garantir fluxo de caixa. "Há saídas para o fluxo de caixa da companhia", afirmou. Zuanazzi lembrou que 15 Estados brasileiros devem dinheiro à Varig.
Mercado
Ao participar de audiência pública no Senado, o coordenador dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), Márcio Marsillac, afirmou que a dívida dos Estados com a empresa chega a R$ 1,2 bilhão. Os recursos representam a cobrança indevida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O presidente da Varig, Marcelo Bottini, disse que embora a empresa tenha conseguido alongar o prazo para pagar suas dívidas no Brasil, perdeu diversas linhas de crédito no exterior.
Ele destacou que a Varig busca soluções de mercado para resolver a crise, sem depender de dinheiro público. Segundo Bottini, "se a Varig é importante para a sociedade, para o Brasil e para o governo, considerando que ela negocia suas dívidas, precisaria da capacidade de persuasão do governo para agilizar a negociação".

Com agências