Meia-entrada em Porto Alegre será votada nesta quarta

Depois de muitos anos em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, finalmente o Substitutivo ao Projeto de Lei que institui a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer será votado na sessão plenári

O Projeto foi protocolado já faz alguns anos, pelo Vereador Raul Carrion (PCdoB). Ele acabou ficando parado em função de entendimentos diferentes entre os vereadores, o que impediu que ele fosse à votação. Nesta legislatura recebeu a adesão da jovem Vereadora Manuela (PCdoB), quando foi reapresentado.
Depois de muitas articulações com entidades estudantis e debates entre os vereadores, construiu-se o Substitutivo que é assinado pelos vereadores comunistas Raul Carrion e Manuela e pelo vereador Paulo Odone (PPS), Ele prevê que, além dos estudantes regularmente matriculados e com identificação fornecida pelas entidades estudantis, os jovens entre 16 e 18 anos, que comprovarem impossibilidade de estarem estudando (por falta de vagas na rede pública, por exemplo), possam ser beneficiados pelo direito.
Porto Alegre é a única capital brasileira que ainda não tem instituído o direito à meia-entrada. Segundo a Vereadora Manuela, “a formação do cidadão passa também além dos bancos escolares”. Ainda segundo ela “o acesso aos bens culturais, ao lazer e ao esporte são componentes para a construção de uma sociedade melhor e a aprovação desse Substitutivo significa uma importante conquista da juventude porto-alegrense”, avalia.

De Porto Alegre
Sônia Corrêa