Sem categoria

Livro sobre a Revolução Russa será lançado na Expressão Popular

O livro Outubro e as experiências socialistas no século XX, organizado pelo professor Milton Pinheiro e que analisa as experiências socialistas em várias partes do mundo e as causas de suas derrotas será lançado na próxima quinta-feira (17), em São Paulo, na livraria Expressão Popular. O evento será às 19 horas na rua Abolição, 197, no bairro da Bela Vista.

A obra traz artigos que analisam “a atualidade da luta pelo socialismo, o balanço das fases da economia soviética, os modelos táticos e estratégicos dos operadores políticos, a produção cultural revolucionária na URSS, as experiências socialistas em várias partes do mundo e as causas da derrota na URSS e no Leste Europeu”.

Eles são resultado de um importante seminário, promovido pelo Cemarx da Universidade do Estado da Bahia, quando das comemorações dos 90 anos da Revolução Russa. Como diz o organizador, este acontecimento abriu “o primeiro ciclo do socialismo que compreendeu 72 anos de construção de um amplo campo socialista, marcado (…) pela instalação de governos no Leste Europeu, no pós-guerra, e as revoluções na China, no Vietnã, em Cuba e em outros países. Esse amplo movimento que foi um divisor de águas, no campo da política, no século 20, constituiu um bloco de partidos comunistas que lutaram em seus países, para transformar a realidade social, impulsionando as lutas dos trabalhadores, incentivando o florescimento da cultura e da ciência e indicando a necessidade histórica da emancipação humana”.

O livro é plural, pois conta com a colaboração de intelectuais de diversas tendências do interior do marxismo e do movimento socialista brasileiro. Entre eles se encontram Marly Vianna, Lincoln Secco, Marcos Del Roio, Virgínia Fontes, Muniz Ferreira, Mauro Iasi, Augusto Buonicore, Renildo Souza, Ricardo Moreno, Henrique Carneiro e Ricardo Costa.

Da redação