Cerca de 500 estudantes vão se reunir em Jaraguá para o 31° Congresso da UEE-GO

Acontecerá nos dias 12,13 e 14 de maio, o 31° Congresso da União Estadual dos Estudantes na centenária cidade de Jaraguá. Os organizadores pretendem reunir mais de 500 estudantes de todas as regiões do estado para

Nos dias 12,13 e 14 de maio acontecerá na centenária cidade de Jaraguá, localizada a 120 km de Goiânia, o 31° Congresso da União Estadual dos Estudantes. Além de discutir a qualidade da educação e reafirmar a defesa da democracia, serão discutidos temas como a Reforma Universitária e o fortalecimento da universidade pública. De acordo com o Diretor de Universidade Pública da UEE-GO, André Tokarski, as discussões do Congresso girarão em torno da proposta dos estudantes para formação de um plano diretor do ensino superior em Goiás, tratando das universidades públicas e privadas do estado, além da plataforma da entidade para as eleições 2006 e outros temas específicos dos universitários goianos.
Fórum de deliberação e debate de luta dos estudantes universitários goianos, a União Estadual dos Estudantes de Goiás foi criada em 1951 pelos estudantes goianos que se dividiam nos poucos cursos existentes e hoje se tornou à entidade de maior representação estudantil do Centro-Oeste.
Para esse ano foi decidido pela diretoria da entidade, por unanimidade, que o Congresso fará homenagem ao jovem Marcos Antônio Batista, líder estudantil goiano desaparecido político durante a ditadura militar, e a sua mãe, Maria de Campos Batista. Conhecida como Dona Santa ela lutou por informações sobre os restos mortais do filho, até falecer no dia 14 de fevereiro de 2006, vítima de um acidente automobilístico na volta de Brasília para Goiânia. Na ocasião, Dona Santa foi encontrar com o vice-presidente da República e Ministro da Defesa José de Alencar para tratar sobre o paradeiro de seu filho.
Este Congresso tem a expectativa de reunir em torno de 500 estudantes de todas as regiões do estado. Segundo organizadores do Congresso, todos universitários terão representatividade garantida. Cada curso tem direito a um delegado e a dois suplentes. Os delegados, representantes dos cursos, serão eleitos para participarem dos debates e escolherem o plano de atuação e a nova diretoria da entidade para 2006-2008.

O credenciamento custa R$ 30,00 para os delegados e R$ 40,00 para os observadores, que terão direito a alojamento, alimentação, transporte interno, lazer e material do congresso.

Para mais informações ligue 0xx62-3261 2660 sede da UEE-GO.