China terá crescimento de dois dígitos pelo 5º ano seguido

A China terá em 2007, e pelo quinto ano consecutivo, um crescimento econômico de dois dígitos, anunciou nesta sexta-feira o Banco Popular da China (Banco Central), poucas semanas depois de Pequim ter feito apelos para uma maior desaceleração da economia.

A quarta maior economia do mundo vai crescer 10% em 2007, após o avanço de 10,7% registrado em 2006, disse o departamento de pesquisa do Banco Popular da China em relatório publicado nesta sexta-feira (30/3) no jornal econômico estatal China Securities Journal.



O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, definiu no início de março, no Congresso do Povo (Parlamento), um limite de 8% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007.



Os analistas caracterizaram quase de imediato este objetivo como pouco provável, dizendo que o discurso de Wen era apenas um sinal lançado pelo governo aos líderes provinciais e municipais para tentar frear a idéia de crescimento a qualquer custo.



O relatório do Banco Central chinês afirma que “o superávit comercial vai manter um crescimento relativamente rápido no primeiro semestre do ano, mas a tendência aponta para uma redução no segundo semestre”.



O Banco Popular da China prevê que a economia cresça 10,2% no primeiro trimestre do ano, 9,85% no segundo, 9,8% no terceiro e 10,5% no último.



Previsões dão conta de que o investimento em capitais fixos, um importante motor da economia, deve cair este ano para 22%, depois dos 24% registrados em 2006, acrescenta o relatório.



O departamento de pesquisa do Banco Central chinês fez ainda uma previsão para as vendas a varejo – indicador que avalia as expectativas dos consumidores -, que deverão registrar taxa de crescimento superior aos 13,7% de 2006.