Agenda de Bush e Lula nos EUA não se limitará ao etanol

A produção de biocombustíveis não será o único tema em pauta no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano George W. Bush, no final de semana, em Camp David. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Am

“É um encontro de dois estadistas de países importantes. Quando dois líderes de países como Brasil e Estados Unidos se encontram, eles vão falar do mundo”, disse nesta quinta-feira (29/3) Amorim em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.



No que se refere à cooperação em terceiros países, a idéia, segundo Amorim, é que Brasil e Estados Unidos trabalhem em conjunto para ajudar países pobres como o Haiti e as nações africanas. “Nossos recursos são escassos, o que temos para projetos de cooperação técnica é ínfimo em termos financeiros, o que temos é capacidade”, explicou Amorim. “Então, esses projetos trilaterais são muito importantes com a Itália, com a França, com os Estados Unidos, com o Canadá”, disse.



Amorim lembrou que o presidente americano declarou ao presidente Lula ser prioridade dos Estados Unidos acabar com a malária – uma das possibilidade de cooperação seria em um programa de erradicar a malária em São Tomé e Príncipe, onde a doença atinge quase 100% da população.



O chanceler brasileiro acrescentou esperar que os dois presidentes tenham tempo para tratar de temas como a reforma das Nações Unidas e a situação no Oriente Médio e no Líbano.