Para Amorim, Fidel está errado ao criticar etanol

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, minimizou as declarações de Fidel Castro sobre etanol. “Cada um tem liberdade de expressar sua opinião, mas não acredito que tenha dito nada contra o governo brasileiro”, disse.

O líder cubano publicou um artigo nesta quinta-feira, no qual critica duramente a política norte-americana de utilizar alimentos para fabricar combustíveis alternativos.



Segundo ele, não haverá reação. “Não vamos responder, não se dirigiu a nós. Fidel Castro é uma figura histórica de grande importância. O êxito do etanol está demonstrado na prática.” O ministro disse que o Brasil poderá convidar Cuba para projetos conjuntos de produção de álcool na África.



Para ele, o Brasil é uma “meca”, onde outros países fazem “romaria” para conhecer combustíveis alternativos. “Todo mundo sabe que o petróleo vai acabar.”



As metas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) são de elevar a produção de álcool de cerca de 17 bilhões de litros por ano para 23,3 bilhões de litros em 2010, com a construção de 77 novas usinas. No caso do biodiesel, a expectativa é produzir 3,3 bilhões de litros por ano em 2010, com 46 novas usinas.



A Petrobras investirá US$ 600 milhões em um duto de álcool que ligará Goiás, Minas Gerais e o interior de São Paulo ao porto de São Sebastião (SP).



Para ler o artigo escrito por Fidel Castro, clique aqui.