Mídia do RS especula: Manuela Prefeita em 2008

O anúncio feito pelo PPS na sexta-feira (23) de que o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, deve concorrer à reeleição, somado a declaração do próprio dias antes confirmando esta tendência, acendeu as movimentações políticas em torno da sucessão  na

Na sua edição deste domingo, o jornal Zero Hora apresenta matéria com as possibilidades colocadas no cenário político para as eleições de 2008. Em matéria assinada pelo jornalista Leandro Fontoura, na qual sustenta que a disputa de propostas deverá dar o tom das próximas eleições, o periódico apresenta as principais peças de um complexo jogo que deve movimentar as articulações políticas até julho do ano que vem.


 


Além da candidatura tida como certa do atual prefeito, José Fogaça (PPS), que deverá lutar para evitar revoada de aliados rumo a candidaturas próprias, segundo as especulações, aparecem nomes de todos os campos ideológicos. Á direita Onix Lorenzoni (deputado federal – PFL) e José Otávio Germano (deputado federal – PP); pelo centro Fernando Zachia (atual chefe da casa civil do governo Yeda – PMDB), Sebastião Melo (vereador – PMDB), Enio Bacci (deputado federal e atual secretário da segurança do governo Yeda – PDT), José Fortunati (secretário de planejamento do município – PDT) e Vieira da Cunha (deputado federal – PDT); no campo da esquerda aparecem os nomes de Beto Albuquerque (deputado federal – PSB); Luciana Genro (deputada Federal – PSOL); Adeli Sell (vereador – PT), Maria do Rosário (deputada federal – PT), Miguel Rossetto (ex-ministro – PT) e Raul Pont (deputado estadual – PT). A novidade é a presença de Manuela D´Avila (deputada federal – PCdoB) entre os prefeituráveis.


 


A movimentação aparentemente prematura tendo em vista as eleições municipais é, na verdade, natural no sistema político vigente. As alianças e acordos, assim como as estratégias eleitorais, começam a se desenhar assim que encerra-se o pleito de âmbito estadual e federal. As peças se reposicionam e inicia-se um novo jogo, que vai montando a arquitetura da próxima disputa.


 



PCdoB quer protagonismo


 



O direção do PCdoB realizou debate justamente sobre a estratégia eleitoral do partido para 2008, na sexta-feira (23).Seguindo a orientação nacional do partido, a idéia é, sempre que possível, lançar candidaturas próprias. O que foi reforçado no debate para o caso de Porto Alegre. Uma das diretivas do partido é ir a campo para elaboração de um conjunto de propostas com o objetivo de montar um projeto novo para Porto Alegre, levando em conta as principais necessidades da população da capital. Para este fim foi criada uma comissão que vai coordenar estas ações. ''A idéia é promover amplo debate com diversos setores da sociedade para assim obter os elementos e sugestões que serão a base deste projeto, junto com a experiência acumulada que o partido possui'', salientou Adalberto Frasson, presidente estadual do PCdoB. 


 



Ao ser questionada sobre a possibilidade de concorrer na eleição de 2008 para prefeita de Porto Alegre, Manuela diz que no momento está preocupada em desenvolver ''um grande trabalho como deputada federal''. Segundo ela este é um debate do partido.


 


Manuela aparece como potencial nome na disputa tendo em vista ter sido o grande destaque da última eleição: alcançou a expressiva votação de mais de 270 mil votos para a câmara federal. É a terceira maior votação da história do RS.


 


O jogo está apenas começando, mas com fortes tendências que podem se confirmar no futuro.


 


De Porto Alegre
Clomar Porto