''Vermelho'' lança editoria de mídia

No próximo domingo (25), ao completar cinco anos, o Vermelho lançará mais uma seção a seus leitores. É a editoria de Mídia, que tratará de temas como manipulação no noticiário, jornalismo no Brasil e no mundo, formação de conglomerados

Com a novidade, o Vermelho analisará mais a programação das emissoras, combatendo a baixaria e valorizando as (tão pouco divulgadas) atrações de qualidade. Contará a história dos principais veículos brasileiros – histórias invariavelmente polêmicas, que mostram a promiscuidade entre elites, políticos e empresários de comunicação.


 


Num país em que a pauta da grande mídia é restrita e colonizada, poucos debates ganham mais força do que a luta para democratizar os meios de comunicação. A editoria de Mídia dará espaço a especialistas que defendem essa causa e denunciará práticas monopolistas.


 


É nesse sentido, também, que o governo Lula investe na bem-vinda Secretaria de Comunicação Social, com Franklin Martins à frente, e programa a criação de uma rede de TVs públicas. Mesmo apoiando essas duas iniciativas, o Vermelho vai tratá-las, na nova editoria, de forma crítica, destacando seus triunfos e apresentando eventuais contrapropostas.


 


Não faltarão entrevistas e artigos de personalidades que trabalham em comunicação. Não faltará disposição para entender, por exemplo, como a TV Record tenta superar a poderosa TV Globo – ou como a Veja se sustentará em meio à sua escalada reacionária.


 


Interesse do leitor


 


A criação da editoria responde a uma demanda, cada vez maior, dos leitores do Vermelho. Com mais de 60 mil textos publicados, o ''portal do galo'' sempre obtém audiência e repercussão elevadas ao abordar temas ligados à mídia. Dois dados bastam para confirmar essa tendência:


 



1) Das séries do Vermelho, nenhuma foi mais lida que ''Mídia x Mídia''. Cada uma de suas entrevistas – com os jornalistas Luis Nassif, Raimundo Rodrigues Pereira e Paulo Henrique Amorim – teve, em média, 7 mil acessos.


 


2) Das 15 textos mais lidos do portal, 11 tratam de mídia, direta ou indiretamente. É o caso de ''Jornalistas repudiam complô anti-Lula revelado por 'CartaCapital'''. Ou da entrevista exclusiva com a filósofa Marilena Chauí, que alertou para o risco de mais manipulação nas eleições 2006.


 


Mídia se somará às outras sete editorias do ''portal do galo'' – Brasil, Economia, América Latina, Mundo, Movimentos, Cultura e Geral. A nova seção ficará aos cuidados do atual editor de Cultura, André Cintra.