Plenária Municipal de Belo Horizonte destaca a luta das mulheres

A presidente licenciada do Comitê Municipal, Gilse Cosenza, abriu ontem à noite, quarta-feira, 21 de março, no Plenário Amintas de Barros, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a 1ª Plenária Municipal Sobre a Questão da Mulher.

   Com a apresentação da tese do PCdoB sobre o movimento emancipacionista e as propostas do Partido para fazer avançar a luta das mulheres no Brasil, a presidente licenciada do Comitê Municipal, Gilse Cosenza, abriu ontem à noite, quarta-feira, 21 de março, no Plenário Amintas de Barros, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a 1ª Plenária Municipal Sobre a Questão da Mulher. Ela afirmou que a luta de gênero deve ser desenvolvida sob o ponto de vista político e emancipacionista sem perder de vista as questões específicas da vida da mulher como suas relações familiares e necessidades pessoais. Durante o evento, de que participaram 89 delegadas(os), foi apresentado pelo Secretário Municipal de Movimentos Sociais, Cloves Geraldo, um balanço das plenárias distritais e de organismos do partido.


 


      Delas participaram 390 militantes, mulheres e homens, sendo eleitas(os) 169 delegadas(os) à Plenária Estadual, a ser realizada sábado, dia 24 de março, no mesmo local, a partir das 9:00 horas. Após a intervenção de Gilse Cosenza, diversas(os) delegadas(os) avaliaram o movimento emancipacionista no país e apresentaram sugestões à tese central da 1ª Conferência Nacional Sobre a Questão da Mulher. Dentre elas a dirigente do MPM, Bebela, que ressaltou a necessidade de as propostas do partido sobre as questões de gênero serem transformadas em políticas públicas para atender as carências das mulheres. E o Secretário Estadual de Movimentos Sociais, Fernando Máximo, disse que é preciso dar seqüência ao debate iniciado agora com as plenárias e levar adiante a luta emancipacionista. 


 


         “A emancipação da mulher deve ser feita em conjunto com o homem, pois um depende do outro para avançar”, explicou a secretária de Administração Regional da Leste, Dalva Estela, em sua intervenção. Já o vereador Paulão lembrou que a plenária municipal ocorria no Dia Internacional contra a Discriminação Racial. E chamou atenção para a opressão sofrida pela mulher na sociedade capitalista, que não se resume apenas à questão de gênero, mas se estende também a problemas de saúde, que atingem principalmente a mulher negra. No final, encerrando o evento, o presidente em exercício do Comitê Municipal, Claudisnei Carneiro, prestou homenagem ao PCdoB, que no dia 25 de março completa 85 anos,  e destacou o êxito da plenária sobre a questão da mulher.   


 


          Diversas lideranças do PCdoB estiveram presentes, como o deputado estadual, Carlin, o secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Newton de Souza, a integrante do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Raquel Castelo Branco, a representante da deputada federal Jô Moraes, Maria Isabel Vieira,  e a presidente do MPM, Hercília Levi. As 169 delegadas e delegados foram convocados a estarem presentes à Plenária Estadual de onde sairão as(os) delegadas (os) à 1ª Conferência Nacional da Mulher.


 


Cloves Geraldo


Sec Movimentos Social


Comitê Municipal PCdoB-BH