Assembléia do Piauí homenageia 85 anos do PCdoB

Para comemorar o aniversário de 85 anos do PCdoB, a Assembléia Legislativa do Piauí realizará uma sessão solene nesta segunda-feira, dia 26, as 11:00 horas. No interior do Estado serão feitas exposições sobre a história do Partido, sessões solenes nas Câm

O PCdoB é o partido político com mais tempo em atuação no Brasil. No próximo dia 25 (domingo) completará 85 anos de história. O mais antigo entre todas as siglas se orgulha pelas idéias jovens que o levaram a contribuir com a construção da democracia brasileira. Nascido no ano de 1922 com 73 militantes, atualmente o Partido Comunista do Brasil já conta com mais 60 mil filiados em todo o país.



No Piauí o partido nasceu com raízes no movimento estudantil e tem hoje como seu maior representante o deputado federal Osmar Júnior. Nas eleições de 2006, o PCdoB elegeu o seu primeiro deputado estadual no Piauí, o delegado Robert Rios Magalhães, deputado estadual com maior número de votos na capital.



O partido tem no Estado atualmente 52 vereadores, três vices-prefeitos e comanda as prefeituras dos municípios de Campo Grande, Guadalupe e Canavieira. “O PCdoB cresceu muito nas últimas eleições, além da eleição de Osmar Júnior e Robert Rios, teve presença marcante na construção das eleições de Lula e Wellington Dias”, lembra o presidente estadual do PCdoB, Mário Ângelo Meneses.



Ao longo se seus 85 anos, o PCdoB enfrentou períodos de ilegalidade, a exemplo da Ditadura Militar, quando o Estado não tolerava a bandeira do comunismo no país. Antes mesmo de instalada a Ditadura os deputados comunistas foram cassados, em 1948 com a alegação de que o Partido Comunista teria caráter internacionalista e portanto estrangeiro. O deputado Gregório Bezerra pronunciou em janeiro de 1948 o último discurso da bancada. O PCdoB só retomou seu posto no Legislativo em 1985.



Mesmo na clandestinidade, o Partido abraçou causas nacionais como a campanha pelas Diretas, em 1984. “Esta foi a maior campanha de massas da história do país, o PCdoB se engajou de corpo e alma na campanha. As bandeiras comunistas ganharam as praças desafiando a ditadura”, descreve o deputado federal Osmar Júnior.



De 1985 ao ano atual o PCdoB completa o seu maior período de legalidade. “São mais de 20 anos de legalidade. Ao longo deste tempo os comunistas marcaram sua presença nos principais acontecimentos da história brasileira, sempre defendendo a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores”, complementa Meneses.



De Teresina,
Daiane Rufino