Sem categoria

Chávez: América Latina está vivendo um “furacão da história”

Em Cuba, o presidente venezuelano Hugo Chávez Chávez se referiu ao conjunto dos acontecimentos vividos na América Latina como um “furacão da história”, advertindo ao mesmo tempo que “estarão sempre presentes os perigos, as ameaças (…), a conspiração permanente”. Ele denunciou que o imperialismo norte-americano está montando outra operação contra a Revolução Bolivariana. As declarações foram feitas durante entrevista ao canal Cubavision, em rede com a Venezuelana de Televisão.

Hugo Chávez mapa

Chávez encabeça a delegação de seu país que assiste às reuniões de alto nível que avaliará os dez anos do Convênio Integral de Colaboração entre Cuba e a Venezuela, que será renovado por mais uma década.

O presidente venezuelano criticou as estratégias golpistas do império e da oposição venezuelana que apresenta como um herói o narcotraficante Walid Makled, detido na Colômbia, e difundiu suas declarações sobre supostos subornos pagos a chefes militares venezuelanos e pessoas próximas ao governo.

Makled, conhecido como “Turco”, foi preso na cidade colombiana de Cúcuta em 19 de agosto e permanece recluso na prisão de segurança máxima de Cómbita, no departamento de Boyacá (centro). Está sendo investigado na Venezuela pelos delitos de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico, associação para o crime e homicídio.

“Estou seguro de que o governo da Colômbia não vai prestar-se a esse jogo”, disse Chávez, que afirmou existir um plano para fazer desandar de novo as relações entre a Venezuela e a Colômbia.

Chávez recordou que desde a saída do Departamento antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) da Venezuela, o governo bolivariano incrementou sua eficácia no combate às drogas.

Afirmou que os Estados Unidos não golpeiam o narcotráfico em seu território, mas utilizam o narcotráfico como pretexto para violar a soberania, para intervir em países e inclusive para derrubar governos.

O presidente venezuelano também denunciou que os Estados Unidos não cumprem o direito internacional e disse que continua esperando a extradição do grande terrorista Posada Carrilles. “Esperamos que o presidente Obama cumpra seu compromisso, e com seu discurso”.

Berço do novo mundo

Foi assim que Chávez se referiu à Venezuela e a Cuba. Ressaltou os acordos entre os dois países principalmente na área de petróleo e reconheceu o grande aporte que Cuba dá à Revolução Bolivariana, "que nos oferece gratuitamente serviços médicos, especialistas e técnicos da saúde".

Ao avaliar os dez anos das relações entre Cuba e Venezuela, Chávez assegurou que “somos o berço de um mundo novo, podemos conseguir grandes metas com muito poucos recursos econômicos, mas com o imenso recurso da vontade, da solidariedade e do amor. Como disse José Martí, amor com amor se paga”. Para Chávez, Cuba e Venezuela fizeram um “milagre histórico”.

Condenação ao bloqueio

O líder da Revolução Bolivariana sublinhou que os Estados Unidos, país que impôs durante mais de quatro décadas um bloqueio econômico e comercial contra Cuba, “tratou de muitas maneiras, de muitíssimas maneiras (esse império e seus aliados lacaios europeus e latino-americanos), de inclusive impedir a aproximação pessoal entre Fidel e eu”.

Elogiando a resistência do povo cubano, o líder venezuelano ressaltou que desde a sua primeira posse em 1999 sentiu uma responsabilidade não só para com Cuba, mas também para com toda a América Central e o Caribe. Insistiu em que Cuba e a Venezuela estão construindo um mundo novo, que se expressa através da existência da Alba – Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América, “que temos que seguir fortalecendo”.

Fonte: CubaDebate