Hillary manterá tropas no Iraque se eleita presidente

A ex-primeira-dama e senadora Hillary Clinton, pré-candidata democrata à Presidência dos EUA, disse que, se chegar à Casa Branca, manterá no Iraque uma força militar reduzida, mas significativa, destinada a combater a Al Qaeda, deter o Irã, proteger os cu

Em entrevista nesta quarta-feira (14/3) ao New York Times, Hillary disse que a força ficaria fora das ruas em Bagdá e não tentaria proteger os iraquianos da violência interna. Ao descrever como lidaria com o Iraque como comandante-em-chefe, a senadora passou uma posição com mais nuances do que a que exibe nos eventos da campanha eleitoral, quando tem apoiado o objetivo de ''trazer os soldados para casa''.



Ela disse que ''persistirão interesses vitais de segurança nacional [dos EUA] no Iraque'' que vão requerer a presença de tropas americanas. A segurança dos EUA, disse, seria minada se partes do Iraque se tornassem um Estado falido que ''serviria de alimento para insurgentes da Al Qaeda''.



''[O Iraque] fica no coração da região petrolífera. [A desintegração do país] está em oposição direta aos nossos interesses, aos interesses de Israel. Por isso acredito que caberá a mim decidir como proteger esses interesses de segurança nacional e, ao mesmo tempo, tirar nossos soldados da guerra urbana.''



Os planos da pré-candidata implicam riscos políticos. Ela tem criticado o modo como o governo Bush administra a guerra, mas alguns democratas de esquerda têm profunda desconfianças de suas intenções no Iraque. A senadora votou em 2002 pela autorização da invasão do Iraque e nunca pediu desculpas por isso.



Hillary disse que votará a favor de uma proposta democrata, atualmente em debate no Senado, que prevê a retirada das tropas de combate do Iraque até 31 de março de 2008. Questionada se isso está de acordo com o que poria em prática caso eleita, ela disse que a proposta também prevê a permanência de ''um número limitado'' de soldados para proteger a embaixada americana, além de assessores para treinar as forças iraquianas e conduzir ''operações específicas de contraterrorismo''.