Caravana inédita da Ubes pelo passe livre chega a São Paulo

Foi com uma manifestação nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, com os rostos pintados e empunhando bandeiras,  que cerca de 500 estudantes do ensino médio lançaram a ''Caravana da UBES: em Defesa do Passe Estudantil'' no último dia sete. A caravana,

O ônibus especial, caracterizado com a identidade visual da caravana, partiu do Rio de Janeiro levando diretores da Ubes, um grupo de teatro e uma equipe de documentação no início deste mês. A jornada que está acontecendo tem valor histórico para a entidade e vai passar por cinco capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e São Paulo. No dia 20, o ônibus retornará para o Rio.


 


Em cada cidade a caravana vai promover nas escolas dois debates, um sobre a situação política e da educação no Brasil e outro sobre a importância do passe livre. Ao final de cada dia, o grupo paranaense TeatrAtividade, criado dentro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) do Paraná, vai apresentar uma peça produzida exclusivamente sobre o tema do direito ao passe.


 


Segundo a avaliação do presidente da Ubes, Thiago Franco, essa iniciativa é uma forma de sensibilizar a população para um direito que garante a permanência dos estudantes na escola. Ele ressalta que essa é uma reivindicação de todos os jovens brasileiros. ''É fundamental que esse debate seja estendido por todo território nacional, pra unificarmos nossas forças e garantirmos o passe livre. Não se trata apenas de um desconto, como alguns querem avaliar. É uma política pública educacional ligada à questão do transporte'', disse.


 


O diretor da Ubes, Osvaldo Lemos, acredita que a entidade vai fortalecer a luta pelo passe com a caravana. Para ele, as iniciativas de melhoria da educação não podem estar desvinculadas das políticas de assistência estudantil. ''Com esta jornada, vamos levar o debate para dentro das escolas, para que os estudantes tenham a consciência de que é um direito deles reivindicarem o passe livre'', disse.


 


 


Luta pelo passe é legítima


 


 


Uma das ilustres presenças ao lançamento da caravana foi a do ex-presidente da Ubes e atual presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Manoel Rangel. Muito aplaudido, ele disse que a reivindicação pelo direito ao passe livre é legítima e representa uma luta aliada à cobrança por mais qualidade no ensino brasileiro. ''Muitos jovens não têm como custear o transporte. Essa realidade contribui para o aumento do quadro de exclusão social. Por isso, desejo sucesso nessa jornada da Ubes. Parabenizo a vocês pela coragem que demonstram ao mobilizar um ato como esse'', saudou.


 


O presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), Caio César Bayma, expressou imensa satisfação em participar do lançamento. ''Ficamos felizes em poder incorporar essa luta. Pretendemos realizar grandes atos no Rio, no dia 22. Vamos reivindicar a volta do passe livre integral na cidade'', declarou.
Já o 1º vice-presidente da UBES, Allan Borges, afirmou a importância da entidade em empreender uma iniciativa inédita como a Caravana. ''É uma bandeira histórica a favor do que sempre defendemos, a favor do ensino público e de qualidade. Temos que nos esforçar para impedir o avanço daqueles que se empenham em tirar do estudante o direito de ir e vir'', disse.


 


“Se não tem passe livre a gente pula a roleta”


 


A manifestação dos estudantes na cidade do Rio de Janeiro fez alusão a uma cantiga lúdica que uniu em coro, cantando, ''Boi, boi, boi… Boi da cara preta, se não tem passe livre, a gente pula a roleta''.


 


A passeata saiu da Praia do Flamengo, 132, atual sede das entidades nacionais estudantis desde a ocupação realizada no dia primeiro de fevereiro, seguindo pela região dos bairros do Catete e Flamengo. Os transeuntes que passavam pelo protesto apoiaram a iniciativa, aplaudindo os estudantes. Os olhares serviram como consentimento ao ato que marcou o pontapé inicial da jornada da caravana.


 


Ao todo serão cinco capitais. Além de Minas Gerais e Rio, a comissão de diretores da Ubes, formada por Allan Borges, Marcelo Diniz, Altanir Moraes e Marcos Jesus Santos, já passou por Salvador nos dias 12 e 13 de março e estará em São Paulo nos dias 15 e 16. Em seguida, a caravana passará por Curitiba dia 19 e volta ao Rio dia 20, onde acerta os últimos preparativos para o ato do dia 22, dia nacional da luta pelo passe livre.


 


 



Com muita irreverência estudantes querem passe livre já!