Frente em defesa do Projeto do São Francisco será lançada nesta quarta

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional será lançada dia 14, quarta-feira, às 16 horas, na Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 12. O objetivo da frente é ag

 


 


A idéia da criação da Frente teve início ano passado quando muitos parlamentares ingressaram no movimento. A iniciativa da audiência de lançamento desta quarta é dos deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Ronaldo Cunha Lima (PSDB-CE) e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Confirmaram presença o Ministro da Integração Nacional, Pedro Brito e o ex-ministro e hoje deputado federal, Ciro Gomes, o bispo D. Edmilson Cruz, o ex-diretor do DNOCS, Cássio Borges e várias lideranças e representantes de segmentos diversos.


 



Chico Lopes e a transposição


 



Chico Lopes foi o coordenador do Comitê Cearense em Defesa da Integração da bacia do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional, uma obra historicamente aguardada, que poderá representar segurança hídrica para milhões de nordestinos. Cerca de 90 entidades, entre universidades, sindicatos, associações e organizações de classe, integram o comitê, que vem procurando divulgar cada vez mais o projeto, esclarecendo dúvidas e ampliando o debate.


 


Com relação a importância da transposição para a região Nordeste, o deputado Chico Lopes afirma que é essencial. ''O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do Planeta. No entanto, esta água é mal distribuída no tempo e no espaço. No Nordeste, por exemplo, habita 1/3 da população brasileira e conta com apenas 3% da água doce do Brasil para o atendimento das necessidades básicas da sua população. Esse quadro contribui para inserção da região nordestina num cenário de miséria, no qual a convivência com o semi-árido torna-se desumana''.


 


Chico ressalta que, entre as soluções da busca pelo equilíbrio das águas, a bacia hidrográfica do Rio São Francisco, o rio da integração nacional, é uma saída viável. E explica porque não acredita que a transposição irá prejudicar os estados que o rio corta (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). ''O Projeto de Integração do Rio São Francisco, ora em pauta, prevê a utilização de apenas 26 m³ por segundo de uma vazão firme de 1.850 m³ por segundo, o que corresponde a pouco mais de 1% da água que o rio derrama no mar. E é exatamente nessas águas destinadas ao mar que depositamos a segurança hídrica de boa parte da população nordestina. Além de captar uma pequena parte das águas do Rio São Francisco, o projeto de interligação das bacias propõe ações de revitalização do rio e recuperação do meio ambiente, que somam à execução de obras de saneamento básico nas cidades localizadas ao longo de seu curso'', afirmou.


 



Requerimento


 


 O deputado Chico Lopes enviou requerimento solicitando a criação de uma Comissão Externa, a qual será destinada a acompanhar as ações, inclusive as obras, do projeto de integração do Rio São Francisco com às bacias dos rios intermitentes do semi-árido. ''Na primeira e principal etapa do projeto, os investimentos serão da ordem de R$ 4,5 bilhões. Considerando indispensável a participação dos parlamentares na busca de soluções para os graves problemas que afetam o Brasil, em particular o semi-árido e ainda o papel fiscalizador desta casa (Câmara dos Deputados) propomos a criação de Comissão Externa, destinada a acompanhar as ações, inclusive as obras, do projeto de integração do Rio São Francisco com às bacias dos rios intermitentes do semi-árido'', disse.


 


De Fortaleza, Daniel Praciano