Vanessa Grazziotin apóia veto à MP que facilita transgênicos

A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi a única parlamentar do estado do Amazonas que assinou uma carta aberta, a qual foi protocolada junto à Presidência da República, pedindo veto ao uso de algodão transgênico plantado ilegalmente no Paí

Na carta, entidades ambientais e parlamentares expressão sua preocupação com o texto final da Medida Provisória 327, que dentre outras coisas facilita o plantio de alimentos transgênicos em áreas florestais na Amazônia.


Segundo dados do Greenpeace, o texto original da MP regulamentava o plantio de transgênicos no entorno de unidades de conservação (UCs) – as chamadas zonas de amortecimento. No entanto, durante a tramitação na Câmara dos Deputados, em dezembro de 2006, duas emendas foram incluídas: uma que altera o quorum de votação  da CTNBio para a aprovação de pedidos de liberação comercial  e outra que autoriza a utilização  do algodão  transgênico plantado ilegalmente no país.


O texto encaminhado pelo Senado à Presidência tem até o dia 22 de março para ser sancionado ou vetado pelo presidente. A carta (subscrita por Vanessa Grazziotin), nesse sentido, foi redigida para pressionar Lula a vetar as mudanças na MP 327, as quais põe em risco o meio ambiente amazônico. 



Amazonas em Tempo