Adesão à CPI pode excluir PDT da reforma ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou de idéia e sinalizou a interlocutores que não pretende mais acomodar o PDT no primeiro escalão do governo. A informação foi divulgada pela Folha Online, que apurou que Lula entende que o PDT não aderiu plena

 


Inicialmente, o Planalto sinaliza a intenção de acomodar o presidente do PDT, Carlos Lupi, no Ministério da Previdência. Irritado com a atuação do PDT no Congresso, Lula pediu ontem para o conselho político indicar um nome para a Previdência.


 


A gota d'água teria sido a insistência do PDT em instalar a CPI do Tráfego Aéreo. O líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), se posicionou contra o recurso do PT para que a instalação da CPI fosse discutida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).


 


Da bancada de 23 deputados do PDT, 19 assinaram o requerimento que pedia a criação da CPI. O governo não quer a instalação da CPI pois sabe que, assim como ocorreu com outras comissões, a oposição pretende usar a CPI como palanque midiático para desgastar o governo.


 


Para piorar, o PDT também se posicionou contrário à medida provisória do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que cria um fundo de investimento com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).


 


O partido vem cobrando do governo a criação de um seguro para garantir que os trabalhadores não tenham prejuízos. O PDT também se colocou contra a uma proposta do Ministério da Previdência que reduz o valor pago pelo auxílio-doença.


 


Mas nestes casos, o PDT nada mais faz do que defender bandeiras históricas que sempre defendeu.


 


Rands


 


O PT tenta fechar nesta terça-feira uma lista com os indicados para os Ministérios da Previdência, Desenvolvimento Agrário e Turismo, como solicitado nesta segunda-feira pelo presidente Lula.


 


A Folha Online apurou que a novidade deve ser a indicação do deputado Maurício Rands (PT-PE) para a Previdência. Devem ser mantidas as sugestões para que a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy ocupe o Ministério do Turismo e o deputado Pedro Eugênio (PE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário.


 


Fonte: Folha Online