Irlanda do Norte: Pró-britânicos vencem eleições

O partido do protestante Ian Paisley, Partido Democrático Unionista (DUP) conservador e favorável à dependência da região ao Reino Unido, saiu vencedor nas eleições regionais da Irlanda do Norte, seguido pelo Sinn Fein do republicano Gerry Adams e que pre

Ian Paisley, líder do DUP, e Gerry Adams, do Sinn Fein, confirmaram seu favoritismo e conseguiram asseguraram seus assentos no novo parlamento. O DUP conseguiu 36 das 108 cadeiras da Assembléia regional, contra 28 obtidas pelo Sinn Fein. A nova Assembléia terá a tarefa de formar um governo de união entre católicos e protestantes. Desde 1998, após o acordo de Sexta-Feira Santa, os dois grupos não conseguiram chegar a um acordo.


 


No final do ano passado, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, determinou que o governo deve ser formado até o dia 26, caso contrário extinguirá a Assembléia e suspenderá o salário dos parlamentares.


 


Acordo só com fim da luta pela independência


 


A vitória do DUP e do Sinn Fein pode facilitar um acordo entre católicos e protestantes.  Mesmo assim, o líder do DUP, Ian Paisley, já declarou que só negociará com o Sinn Fein quando o partido repudiar completamente a luta armada pela reunificação país. O DUP é a favor do poder colonial britânico sobre a pequena parcela do território irlandês que ainda é parte do Reino Unido.


 


Martin McGuinness, um dos líderes do Sinn Féin, garantiu hoje que o histórico partido republicano está pronto para o ''desafio'' de participar de um governo de união com o DUP, a maior formação pró-britânica da Irlanda do Norte.


 


McGuinness falou pouco depois de se reunir, em Belfast, capital da Irlanda do Norte (Ulster), com o ministro do Reino Unido para a região, Peter Hain, com quem analisou os resultados das eleições de quarta-feira.


 


McGuinness considera que a maioria do eleitorado pediu nas urnas a formação de um Executivo de poder partilhado entre republicanos (católicos e favoráveis à reunificação da Irlanda) e unionistas (protestantes e partidários da união com o Reino Unido).


 


''O Sinn Féin está pronto para o desafio. Desejamos começar a trabalhar para resolver os diversos problemas sociais e econômicos'' da província, disse o líder nacionalista.