Cipriotas gregos derrubam muro que dividia Nicósia

Cipriotas gregos demoliram na madrugada desta sexta-feira um muro que simboliza a divisão da ilha há mais de 30 anos, para permitir a abertura de uma passagem numa rua de Nicósia, capital do país.

A novidade foi saudada pelas autoridades cipriotas turcas, assim como pelas Nações Unidas, cujas tropas vigiam há décadas uma zona-tampão que separa a cidade em duas.


 


Uma autoridade cipriota-grega precisou que os trabalhos de demolição do muro na rua Ledra, uma avenida de comércio no centro histórico da capital, terminaram por volta das 3h locais (22h de quinta-feira no horário de Brasília), quatro horas depois da chegada dos bulldozers na zona que havia sido isolada pela polícia e pelo exército.


 


“É um gesto de boa vontade de nossa parte porque contribui de maneira positiva para a abertura da rua Ledra”, declarou o porta-voz do governo cipriota Christodoulos Pashardes à TV do Estado.


 


Esta passagem, cuja abertura não foi anunciada, seria a sexta ligando o norte (turco) ao sul (grego) de Chipre desde que os turcos suspenderam as restrições à passagem dos gregos em abril de 2003.


 


“O importante agora é abrir uma nova passagem, para comunicar e revitalizar a cidade”, declarou Eleni Mavrou, prefeita de Nicósia.


 


Na manhã de sexta-feira, dezenas de pessoas, turistas e comerciantes, comentavam o evento. “Isto permitirá que as duas comunidades se encontrem no coração da cidade”, afirmou Snavas Olympios, de 57 anos.


 


No entanto, o ponto de passagem não será totalmente operacional. Além da retirada da área das tropas turcas, exigida por Chipre, parte das paredes que restaram da construção demolida deverão ser escoradas e será preciso verificar a presença eventual de minas no setor.


 


O primeiro-ministro da República Turca do Chipre do Norte (RTCN, reconhecida apenas pela Turquia), Ferdi Sabit Soyer, saudou esta “evolução positiva” e assegurou que sua administração iniciaria trabalhos técnicos para a abertura, o mais rapidamente possível, deste local de passagem.


 


“É um passo muito positivo e bem-vindo que tem uma importância simbólica”, afirmou por sua vez num comunicado o chefe da Força das Nações Unidas encarregada da manutenção da paz em Chipre (Unficyp), Michael Moller.


 


“Uma vez que as partes tenham chegado a um acordo, a força de paz irá imediatamente para o local, com o apoio financeiro da UE, para assegurar a segurança do setor”, precisou ele.


 


“O obstáculo não é o muro, mas as tropas turcas. Se as tropas se retirarem e permitirem que a ONU verifique a presença de minas, então a passagem poderá ser aberta”, declarou na noite desta quinta-feira em Bruxelas o presidente cipriota Tassos Papadopoulos.


 


A Turquia ainda não reagiu à demolição do muro. Foi na rua Ledra que as primeiras barricadas foram levantadas em Nicósia durante os conflitos de 1963.


 


O Chipre está dividido desde 1974, depois da invasão e ocupação do norte da ilha pelo exército turco. Uma iniciativa para acabar com a divisão da ilha fracassou em abril de 2004 depois que os gregos rejeitaram um plano da ONU de reunificação.