Sem categoria

"Com tranquilidade", trabalhadores completam 1 mês presos em mina

Os 33 trabalhadores da mina San José completaram neste domingo (5) um mês sob a terra, com a percepção de que estão apenas "fazendo um turno [de trabalho] mais longo", afirmou Juan Fernando Acuña, secretário-executivo da Agência Chilena Espacial. Segundo Acuña — que realizou uma visita a Copiapó, onde se localiza a mina, no norte do Chile —, os 32 chilenos e um boliviano "estão bem".

"Eles sentem que estão em um turno mais longo, não mais", disse Acuña à Ansa, após ter falado com Luis, o líder do grupo soterrado. Após o diálogo, o especialista afirmou ainda que os mineiros mantêm a tranquilidade porque "sabem que está sendo feito o possível para mantê-los bem até o resgate".

Sobre as recomendações da equipe da Agência Espacial Norte-americana (Nasa, na sigla em inglês), Acuña ressaltou que estes são os melhores especialistas em isolamento do mundo. Nos primeiros dias, o grupo enviado pela Nasa recomendou o aumento das doses de vitamina D, proporcionada naturalmente pelo sol; e o controle estrito do sono e do local onde se encontram, devido a problemas de umidade.

Na tarde deste domingo, as buzinas dos veículos soaram com força no acampamento La Esperanza, que amanheceu mais tranquilo, após as famílias conseguirem falar por videoconferência com cada um dos mineiros. Com bandeiras do Chile, os parentes dos trabalhadores acompanharam o ministro da Mineração, Laurence Golborne, que classificou o dia de hoje como uma data não festiva.

"Hoje comemoramos um mês destes 33 valentes homens presos e isolados. É um momento de reflexão, de recolhimento, não de celebração", reiterou. "É um momento de esperança, de que consigamos, em menor tempo possível, trazê-los à superfície, e devolvê-los a suas famílias", complementou.

A 42 metros de profundidade, a máquina Strata 950 continuava hoje suas atividades, enquanto a T-130 deverá começar a operar em algumas horas. Conhecida como uma máquina "milagrosa", a perfuradora T-130 é da companhia Inés de Collahuasi e foi levada de Antofagasta até Copiapó.

Segundo especialistas, a máquina permite o avanço com velocidade duas vezes maior do que as outras, o que poderia reduzir à metade o período de quatro meses anunciado para o resgate dos homens.

Da Redação, com informações da Ansa Latina