Sem categoria

Brasil mostra avanços do software livre em feira internacional

Os avanços do governo brasileiro com o uso de softwares livres nos órgãos públicos federais estão sendo apresentados na Conferência Anual GovTech2010, em Durban, na África do Sul, por especialistas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. O software livre é um programa de computador que pode ser copiado, executado, estudado ou modificado com base na liberdade de troca do conhecimento.

Na conferência, a proposta é discutir como oferecer melhores serviços ao cidadão e, ao mesmo tempo, reduzir gastos e controlar os custos. As discussões estão alinhadas com a proposta brasileira – somente com a adoção de softwares livres o governo federal economizou R$ 380 milhões até 2008 e, segundo o coordenador do Programa de Software Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Paulo Pastore, nos últimos dois anos a economia pode ter dobrado, já que esses programas são gratuitos.

A expectativa do ministério do Planejamento é que o Brasil possa mostrar, na GovTech2010, como o Portal de Software Público tem influenciado no desenvolvimento tecnológico do país e das empresas e na criação de empregos, transformando o software em um bem público.

Os técnicos do ministério também participam, a partir de segunda-feira (6), da 1ª Conferência Internacional de Software Livre, em Buenos Aires, na Argentina. Nesse evento, o Brasil mostrará os modelos adotados pelo governo, os avanços alcançados e o atual estágio em que se encontra o software público brasileiro. De acordo com o ministério do Planejamento, são destaques no país os projetos relacionados a correios eletrônicos, servidores de internet e sistemas de informação.

Além de técnicos argentinos e brasileiros, são esperados em Buenos Aires representantes da Venezuela, Equador, Paraguai e Espanha.

Fonte: Agência Brasil