Sem categoria

RS sedia 2º Encontro de Estudantes do ProUni 

O 2º Encontro de Estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) é estadual e voltado, principalmente, para estudantes bolsistas do ProUni de todas as universidade do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 500 estudantes do programa estarão presentes no evento, mas os organizadores visam atingir cerca de 20 mil bolsistas com encontros em cada universidade, divulgação e aplicação de qustionarios e formulários do MEC.

O Encontro de Estudantes do ProUni é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Universidade Feevale, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e a União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH). Estudantes de ensino médio, bolsistas do ProUni, educadores, autoridades, agentes sociais e a comunidade em geral estão convidados para participar do evento.

"A realização do 2º Encontro de Estudantes do ProUni acontece em um momento de grande debate de ideias no Brasil. Discutir os caminhos que o país deve percorrer passa pela avaliação dos programas já criados e pela democratização do acesso ao ensino superior. Não podemos pensar em desenvolvimento do Brasil excluindo aqueles que não tem condições de financiar seus estudos. Neste contexto, chamar os estudantes para discutir os avanços, as limitações e trazer propostas ao ProUni, programa que tem mudado a cara da universidade e do país é fundamental", afirmou Eriane Pacheco, vice-presidente RS da UNE.

O objetivo central é proporcionar um momento de divulgação, reflexão, debate e avaliação do programa que beneficia mais de 700 mil pessoas no Brasil, e mais de 1000 estudantes só na Feevale. No dia 02, o evento será voltado a centenas de bolsistas do Programa, de diversas Universidades do RS. No dia 03, a programação será voltada especialmente aos jovens estudantes das escolas públicas e privadas de Ensino médio da região.

Os estudantes também escreverão uma carta que será entregue para o Ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o balanço da discussão nos dois dias do encontro.

Programação

02 de Setembro
18h30min – Credenciamento
19h – Abertura
19h30min – Formação da mesa de debates
20h – Leitura da Carta dos Estudantes do ProUni.
20h15min – Participação das autoridades presentes
22h – Encerramento

03 de Setembro
8h – Credenciamento
8h30min – Abertura
8h45min – Apresentação do Grupo Teatral Canal Livre da Guarda Municipal, com o esquete Joseph Cliver
9h – Formação da Mesa de debates
11h – Encerramento com Show do Grupo Paralelo.

Serviço:

Período: 2 a 3 de setembro de 2010
Horário: 2/09 – 18h30min às 22h e 3/09 – 8h às 11h30min.
Carga horária: 7h
Local: Campus II – Salão de Atos
Certificado: Certificação será emitida por participação.
Sairá transporte gratuito da UCS no dia 02/09 (quinta-feira)às 17:30

Fonte: Estudantenet