Sem categoria

Brasília reúne em festival diversidade da cultura popular

O Festival Brasília de Cultura Popular acontece de oito a 12 de setembro, no Complexo Cultural da Funarte (atrás da Torre de TV), “enchendo a cidade concreta de figuras do mais moderno folclore brasileiro que compõe o Mito do Calango Voador”, anunciam os promotores do evento. Em 2010, o Festival chega a sua sexta edição e traz em sua programação Oficinas, Troca de Saberes, Tenderê, Feira Cultural e várias apresentações culturais.

Brasília reúne em festival diversidade da cultura popular - www.seuestrelo.art.br

O objetivo do evento é fortalecer a rede criada com diversos movimentos culturais do Brasil, que oferece a sua Capital uma moderna tradição cultural.

O festejo foi criado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro para comemorar o nascimento do filho do Sol e da Terra, o Calango Voador. E mostra ao povo e ao país a verdadeira vocação de Brasília, guardiã da diversidade cultural brasileira.

A primeira edição do evento, há cinco anos, foi montado debaixo de uma tenda de circo e com duração de uma noite. Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF), Maracatu Estrela Estrela Brilhante (PE) e o Moçambique Santa Efigênia (MG) festejaram o aniversário do Calango Voador, figura fantástica símbolo do cerrado brasiliense.

“Começava ali a história de um tradicional festejo da cultura popular candanga. Um grande encontro de brincantes, que reúne na Capital Federal manifestações modernas e tradicionais da nossa cultura”, afirma Seu Estrelo.

No segundo ano de realização, em 2006, o Festival ganha mais um dia de festa, mais estrutura e um grande público nos gramados da Funarte. No final de 2007, o Festival Brasília de Cultura Popular recebeu além de importantes grupos da cultura popular tradicional brasileira, um convidado especial, o africano Petit Mamady Keita representando os tambores da mãe África.

O Festival foi contemplado com o Prêmio Cultura Populares – Mestre Duda 100 anos de Frevo, concedido pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, por sua importância para Brasília e pela abertura de mais um espaço completamente voltado para a cultura e para o imaginário popular.

Em 2008, o 4o Festival Brasília de Cultura Popular volta ganha quatro dias de apresentações, oficinas e feira cultural. Nesse ano proporcionou o encontro inédito de dois grandes afoxés brasileiros Os Filhos de Gandhy da Bahia e o Alafin Oyó do Pernambuco.

No ano seguinte, com o mesmo corpo, o encontro tem o maior número de manifestações populares em um mesmo espaço consolidando-se como o maior festejo da cultura popular de Brasília com grupos de música e dança, mamulengueiros, palhaços, malabaristas, artesãos, cozinheiras populares, grupos tradicionais nacionais e internacionais.

Fonte: http://seuestrelo.art.br/